Meu gosto musical foi totalmente influenciado pelos meus tios (MPB) e pelo meu irmão (Rock, Blues, Jazz). Apesar de ser de uma família de goianos, na minha casa nunca se ouviu música sertaneja. Minha mãe gostava de Elvis Presley, Mercedes Sosa, RPM, entre outros. Sou verdadeiramente apaixonada pela música popular brasileira. Não sou nenhuma entendida de música, agrada-me aquilo que soa bonito para os meus ouvidos, o que toca o meu coração. Portanto, a minha opinião é por afeto, sem nenhum comentário quanto à técnica musical, pois a desconheço totalmente.
Gal Costa está entre as minhas cantoras favoritas. Desde muito cedo, sou fascinada por ela. Como não se encantar com aquela voz cantando aqueles versos de Caetano Veloso: "Baby, Baby, há quanto tempo..." ou ainda cantando versos de Roberto Carlos: "Índia, a sua imagem sempre comigo vai. Dentro do meu coração, flor do Paraguai". Lindo demais! Nossa, deu até vontade de escutar agora.
![]() |
| O melhor de Gal. Fantástico! Grandes canções como London, London, Não Identificado, Força Estranha, Índia, Baby. |
A questão é que Gal andava meio sumida. No final de 2011, ela lançou o CD Recanto. Um trabalho totalmente diferente do que ela já havia feito. Quem é acostumado a escutar Gal, percebeu isso facilmente. Confesso que quando escutei senti enorme dificuldade de reconhece-la. De acordo com o que já andei lendo por aí, esse foi um trabalho de ruptura. Utilizando-se de recursos tecnológicos, esse novo CD de Gal traz músicas inéditas de Caetano Veloso. Este CD também é dele. Veja o que ele disse: "Há uns 3 anos que sonho em fazer um grupo de canções só pra ela gravar. Vi um show seu em Lisboa um ano e meio atrás e decidi realizar esse sonho. Compus pensando na voz dela e em programações eletrônicas. Tem até faixa 100% acústica neste disco, mas os sons eletrônicos predominam".
![]() |
| Capa do CD Recanto. Essa foto foi minha, rs! |
Gostei muito da música da faixa 10, Miami Maculelê, é mais alegre, divertida, tem um ritmo mais rápido, bem diferente das outras faixas. Sim, este é um CD meio melancólico. Posso ser sincera? Gostei, mas não me encantou. Perdoe-me, Gal...
Outra música legal e bonita pela sua intensidade é Neguinho. Uma crítica à nossa sociedade: "Neguinho compra 3 TVs de plasma, um carro GPS e acha que é feliz. Neguinho também só quer saber de filme em shopping". Pois é, gente, felicidade é outra coisa...
![]() |
| Letra da Música Neguinho |



Iza!
ResponderExcluirEstou amando o seu blog. Parabéns. É muito bom também ler sobre as coisas boas da vida. Seu blog está nos meus favoritos.
Beijos.
Alê.
Amiga, obrigada pelo carinho. Conto com vc como colaboradora, viu? Promessa é dívida, rsss! Beijão!
ResponderExcluirOlá!!! Adorei seu blog!! Parabéns!! E pra começar a postar meus comentários, por coincidência, eu estava vendo Gal e Caeano a pouco tempo na reprise do Altas Horas, no multishow! rs
ResponderExcluirbjoos
Maíra, que bom que vc gostou!!! Como fazemos mtos programinhas juntas, mto do que eu publicar por aqui, fará parte tb do seu universo, né? Rsss! Beijos!
ResponderExcluiré verdade!! rsrs
ResponderExcluir