segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Oscar e o seu ambiente clássico

Com uma vista bonita, em um ambiente plano e moderno, com decoração clássica, o Oscar, restaurante localizado no Brasília Palace, é capaz de nos proporcionar bons momentos.



Gosto de sentir o ambiente e a filosofia de cada restô que vou, por isso saio tirando fotos de tudo que posso, rs.




Fui com uma super tchurma (tchurma do meu core), nossa intenção era aproveitar um dos restôs do restaurant week. De entrada, alguns foram de Insalata Tricolore (mussarela de búfala, tomate e beringela ao molho pesto) e outros, incluindo eu, fomos de Torre di Calamari (lula, tomate cereja e manjericão salteados no azeite), estava muito bom. Todos aprovaram a entrada.




O Oscar caprichou, deu três opções para entrada, prato principal e sobremesa. Como éramos muitos, deu pra conhecer todas as opções do prato principal, que eram: robalo em crosta de azeitona preta servido com purê de mandioquinha (foi o que pravaleceu entre a tchurma, a maioria aprovou, mas acharam um pouco sem sal, tanto o peixe como o purê, e disseram que o peixe estava meio ressecado); ossobuco com risoni milanês (só a Sissi pediu, ela gostou, embora tenha achado o risoto mais ou menos); fettuccine ao funghi, shitake e shimeji (pedido meu e da Adri, gostamos! Estava bom, normal).







A sobremesa é sempre um capítulo à parte, rs. Alguns foram de tiramisu a base de café e creme, inclusive eu. E outros pediram semifreddo (sobremesa italiana com textura de sorvete) di mandorle de amendôas caramelizadas com calda de café. Sissi, que é uma especialista em tiramisu, achou mais ou menos, disse que tem uns bem mais gostosos por aí (recomenda fortemente o do Gero). Eu também achei mais ou menos. Experimentei o semifreddo e fiquei apaixonada! Estava simplesmente divino. Meu amigo, que é apaixonado por tiramisu e tinha optado pelo semifreddo, topou trocar comigo. Quanta felicidade!!! Muito gostoso. Como disse uma amiga, que também optou pelo sorvete, o melhor de tudo foi a sobremesa. Hummm... foi mesmo!


Tiramisu


Semifreddo
 Gostamos do Oscar. Uma boa pedida para o restaurant week.
Tchurma, valeu pelo help na hora de tirar as fotos, rs. Vocês são ótimos! S2

domingo, 29 de janeiro de 2012

Villa Tevere, com muito amor!

E não é que o restaurant week está bombando? Tenho a imprensão que essa edição arrasoou! Daí que nas minhas andanças, fui parar no Villa Tevere. Era sábado à noite, fomos eu e uma amiga. Chegamos próximo às 22h e havia uma fila de espera. Tenho uma certa intolerância com filas, ainda mais quando se trata de lazer. Então liguei no 348 para saber como andava por lá, não é que tinha mais de 20 pessoas aguardando? Resolvemos ficar onde estávamos mesmo, e, graças a Deus, fomos chamadas rapidinho.

O Villa Tevere é lindo, ambiente super mega agradável! Tem todo o requinte de uma casa italiana. Sexta e sábado à noite tem música ao vivo. Para quem aprecia um ambiente mais tranquilo, sem música, tem a opção do andar superior. Adoooro música ao vivo e não pude desfrutá-la devido a super lotação do restô. : (


As opções para entrada eram raviolloni di zuca al burro & sálvia e insalatta caprese. Fomos de raviolloni. Hummm... que delícia! O prato tinha um molhinho de manteiga e sálvia. Como era recheio de abóbora, ele (o recheio) acabou sobrando e muito no molho. Minha amiga, que é super descolada e uma grande apreciadora do mundo gastronômico, não iria deixar aquele molhinho voltar... nem pensar! Hahaha! Seria uma falta de cortesia com o chefe. Evidente! Rs. Prontamente, ela pediu uma colher para nós duas, que degustamos felizes da vida aquele molhinho, rsss.


Como prato principal, tinhamos risoto de queijos suíços com ervilhas e camarões à provençal e  filé mignon em cubos ao molho de mostarda e ervas finas, servido com risoto de tomate seco. Fomos de filé. Diviiino! Amamos! Enquanto nos deliciávamos com tamanha obra de arte (porque culinária também é arte e isso não está aberto a discussões, rs), filosofamos sobre a arte de comer, rs. Sim, porque ter prazer por comer, valorizar esse ritual, apreciar e se deliciar com os momentos ao redor da mesa é um grande ato de amor à vida, que só uma alma nobre consegue perceber e sentir. Rs! 


De sobremesa, fomos de sorvete de vanilla com cacos de merengue e coulis de morango. Gostosa, mas nada excepcional, normal!


Aquele ambiente, todo aquele astral, pedia um vinho, e o menu também. Portanto, não tinha como eu não pedir um, nem que fosse uma tacinha... Minha amiga não estava podendo beber, uma pena! Porque, assim como eu, ela também ama essa bebida. O vinho é um bom companheiro para qualquer momento, ainda mais quando se está com uma amiga mega querida, desfrutando de um bom papo. Pedi uma mini-garrrafa do Leon de Tarapacá, um chileno cabernet sauvignon. Gostei! Muito bom.


Pra quem está em dúvida de onde ir no restaurant week, super indico o Villa Tevere. Está ótimo! Ainda temos mais uma semaninha pela frente. Segue mais uma fotinho para sentir o ambiente do restô.


sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

2 Coelhos

História dinâmica, divertida, com suspense e surpresas. Uma filme sem pé nem cabeça (kkk!), bem mirabolante, eu diria. Mas muito legal de ser ver, porque cinema também é entretenimento. Apesar de lembrar aqueles filmes de ação hollywoodianos, ele consegue ser original. Ainda mais se formos levar em conta apenas o cinema brasileiro, nunca se viu nada igual.



A novidade do filme é o uso constante de animações gráficas, o que dá uma graça, sem sombra de dúvidas, deixando a história mais leve e empolgante. Tal fato se justifica pelo diretor do filme, Afonso Poyart (guardem esse nome, acho que ele terá longa vida no cinema), vir do mundo publicitário.


2 Coelhos aborda aqueles velhos assuntos de nossa tão sofrida realidade: corrupção na política, no judiciário e por aí vai, envolvimento entre esses e bandidos. E é nesse contexto que acontece toda a história. Nesse aspecto, lembrou-me vagamente Tropa de Elite. Digo vagamente, porque a história de Tropa de Elite é muito mais realista, enquanto 2 Coelhos já tende mais para a fantasia.

O elenco está maravilhoso. Alessandra Negrine, como bem observou uma amiga - ela não envelhece nunca, continua maravilhosa como sempre. Ela e os demais (Caco Ciocler, Fernando Alves Pintos e outros) estão todos muito bem em seus papéis.




 Fotos via imaagens/google





quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Sagres - Um pedaço de Portugal

Dando continuidade aos trabalhos do restaurante week, aproveitei para ir com umas amigas ao Sagres, um restô localizado na 316 norte. Da música à decoração, dos pratos às bebidas típicas, Portugal se faz presente. Ambiente pequenino, aconchegante e acolhedor. Muito lindinho, por assim dizer. Um bom lugar para se ir a dois, com a família, ou com os amigos. Há muitos quadrinhos e objetos de artesanato decorando o lugar, tudo muito colorido (adoro!). Alguns, inclusive, estão à venda.





Chegamos cedinho (antes do meio dia) e de cara, a atendente já foi nos avisando que já estava quase tudo reservado, mas, ainda bem,tinha uma mesinha pra gente. : )



As opções de entrada eram bolinho de bacalhau ou misto de azeitona e tremoços. Fomos todas de bolinho. Ai, que delícia! Muito, muito, muito bom! Quem ama bolinho de bacalhau e ainda não conhece o de lá, precisa ir urgente conferir. Comeria uns quinze facilmente, hehehe!




Para o prato principal, tinha bacalhau à bras (bacalhau desfiado com batata ligados com ovos) ou arroz com mexilhões. Sem pestanejar, fomos no bacalhau (como amo esse peixinho!!!). Estava muito gostoso, apesar de um pouco salgado. Comentamos o quanto é difícil se chegar ao ponto certo de dessalgar um bacalhau, sem deixá-lo salgado ou sem sal.




A sobremesa. Um capítulo à parte.Nem tanto, rsss. Brinquei assim, porque é àquela história que já comentei no post do Oliver. Nessas promoções, o atendimento fica um pouco comprometido. Nessa altura do campeonato, o restô já estava lotadíssimo, todas as mesas ocupadas, demanda essa que o Sagres não está acostumado. Diante disso, nossa sobremesa demorou horrores para chegar e, quando chegou, a atendente as trouxe em cima de um pratinho e com uns guardanapos pra gente comer com a mão (kkkkk! Não é de rir não, mas foi engraçado). Os talheres não vieram, simples assim!!! Eu hein... que falha nossa! Mas era nítida a correria, algumas mesas reclamando da demora. As opções eram torange (levava nozes com calda de laranja) ou barriga de freira (tipo Pastel de Belém). Optamos pelo torange. Eu e outra amiga achamos mais ou menos (é gostosinho, mas muito gorduroso), já as outras duas aprovaram. 


Apesar de alguns contratempos, o saldo foi positivo. Aprovamos. Hummmm! Que venham os próximos!


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Exposição 60 anos da Telenovela Brasileira

Atenção, noveleiros! E não noveleiros também, seja porque não tem tempo, ou porque não gosta, ou, ainda, gosta, mas prefere investir seu tempo com outros afazeres. As novelas fazem parte da vida dos brasileiros, ditando modas, jargões, estilo; abrindo espaço para assuntos polêmicos e de responsabilidade social (discussões essas necessárias); debatendo sobre as dificuldades e problemas da nossa sociedade. A novela, além de ser entretenimento, informa, questiona, reivindica e, também, deseduca. Nem tudo são flores. Se é boa ou ruim, o fato é que a novela está arraigada na cultura popular brasileira. Eu estou naquele time dos que gostam, mas que preferem investir o tempo em outros afazeres.

A primeira telenovela brasileira estreou no dia 21 de dezembro de 1951 na TV Tupi, completando, portanto, 60 anos em 2011.

A exposição 60 anos da Telenovela Brasileira está no Iguatemi e ficará até 13 de fevereiro. Uma iniciativa da TV Globo em conjunto com a Pró-TV, a exposição faz um panorama da história das novelas, lembrando de todos os grandes sucessos, dos grandes autores e atores, bem como dos inesquecíveis personagens.



A exposição traz televisores antigos. Quem não teve uma dessas em casa? É bizarro olhá-las e comparar com toda a modernidade que temos hoje, rs.


Há também figurinos lindíssimos. É muito interessante observar a composição dos personagens por meio das roupas que vestem. Eles não economizam no luxo e no retrato fiel da época. Não é à toa que nossas novelas são as melhores do mundo.




E se você quiser rever alguma novela do passado, tem uma poltrana confortável te esperando, rs.


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Meu Restaurante Week começou no Oliver

O Restaurante Week começou hoje. Essa é a sexta edição do evento, que irá até o dia 5 de fevereiro. Acho que há prós e contras nesses tipos de promoções. Os prós são: conhecer os restôs da vida e os preços acessíveis. Contras: não são oferecidos os melhores pratos, a qualidade acaba deixando a desejar e os restaurantes ficam mais cheios do que habitualmente, o que também compromete o atendimento. Apesar que sempre vou e já desfrutei de pratos deliciosos, com atendimento nota 10! O contrário também já aconteceu. Depende do restaurante. Há aqueles que são procurados em demasia. Como são diversos restôs, é bom analisar com cuidado o que cada um está oferecendo. O legal deste ano é que há duas opções para salada, prato principal e sobremesa, tanto no almoço como no jantar. Há restôs que só estão participando no almoço, outros apenas no jantar, e aqueles que estão no almoço e jantar. Para maiores informações, acesse o site http://www.restaurantweek.com.br/.

Minha irmã e eu resolvemos ir ao Oliver. Apesar do conselho acima, não tivemos o cuidado de analisar com cuidado as opções (faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço, rs). O Oliver é um restô maravilhoso, cozinha internacional, agrada gregos e troianos. Costumava ir bastante com a tchurma do trampo no Oliver que ficava no Espaço Eco, que, infelizmente, fechou. Lá erá muito legal, pela comididade de ser mais próximo, embora o ambiente do Clube do Golfe, desde sempre, foi e é bem mais agradável.

Sendo muito sincera, quando cheguei hoje lá, fiquei bem tentada de pedir um dos pratos do cardápio tradicional, sem ser os do restaurant week. Mas, poxa, você pensa, salada + prato principal + sobremesa por R$ 31,00, não dá pra ignorar, né?

As opções de salada eram salada caesar (alface amaricana com molho caesar) e salada caprese (tomate, rúcula, muçarela de búfala). Fomos de salada caprese. Achamos bem sem gracinha.



De entrada principal, as opções eram galinhada paellera (arroz selvagem, lentilha, coxa, sobrecoxa e coração) e salmão com arroz cremoso. Fomos de galinhada paellera. Então... não é que o prato estava ruim, mas também não estava extraordinário. Pra falar a verdade, deixou muito a desejar. Opinião minha e da minha irmã. O arroz selvagem não era o predominante. Acho que a lentilha não combinou com a galinhada. Achei legal os dentes de alho, que estavam abundantes e deliciosos. Tinha muito coração, os meus foram todos pro prato da minha irmã. Minha irmã se arrependeu de não ter pedido o salmão (que ela ama, eu nem tanto) com arroz cremoso e eu me arrependi de não ter optado pelo steak a fiorentina (terei que voltar lá o quanto antes para comer este prato). Mas, tudo bem, isso faz parte. O importante é que estávamos juntas, desfrutando de um ambiente agradável ao som de Adele (amo!).





De sobremesa, minha irmã optou pela banana flambada com sorvete de creme. Apesar de feia, estava bem gostosa. Eu fui de gelatto de manga, estava gostosinho.





Bem, foi essa nossa experiência. Não foi exatamente como desejávamos, mas tchudo bem. : )

domingo, 22 de janeiro de 2012

Fotografia como Arte

Eu sou famosa por estar, em qualquer evento, com uma câmera fotográfica a tiracolo. Amo tirar fotos e também ser fotografada, ora bolas! Fotografia, também, é mais uma paixão! A vida é mesmo fantástica, tanta coisa pra gente se encantar, se apaixonar. Noto isso pelos temas desse blog: gastronomia, cinema, música, teatro, todas as artes em geral. Todos esses temas são verdadeiras paixões minhas. E dentro das artes, também se inclui a fotografia, apesar da divergência se ela é ou não arte. Eu não tenho dúvidas. Há aqueles que alegam que a foto não é arte por ser facilmente produzida e reproduzida. Não é bem assim não. A fotografia artística interpreta a realidade. O fotógrafo dá o seu olhar, o seu ponto de vista em relação a um determinado assunto ou momento. É a sua visão, a sua imprensão, e isso então não é arte, ora pois?

O que me fez escrever esse post foi uma matéria da revista Bravo!: Prestígio Dividido. Essa matéria abordou o fato de as pinturas estarem "disputando as paredes" de grandes museus com os quadros, numa demonstração de que as instituições e os colecionadores estão atrás dessa arte, que é extremamente contemporânea. Eu fiquei encantada com as fotos que vi nessa matéria dos fotógrafos brasileiros, verdadeiras obras de arte. Mostrei para a minha irmã e ela definiu bem: essas fotos evocam sentimentos. Isso mesmo.

Chamou-me muita atenção as fotos do paraense Luiz Braga, que tem seu Estado como fonte de trabalho. Postarei algumas, que busquei via imagens/google. Pra quem quiser mais informações sobre esse fotógrafo, acesse o site: http://www.luizbraga.fot.br/.






sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

The Fifties

Quem não ama comer besteiras? Batata frita, hamburguers, tudo muito engordiet. Não tem jeito, por mais que apreciemos uma dieta saudável, tem dias que estamos apetitosos por muuuita gordura, rsss. E em um desses dias, um amigo e eu fomos parar no The Fifties no Espaço Gourmet do Park Shopping. Ambiente claro e com muitas informações, com quadros por todos os lados, os tons branco e vermelho dão um tom chique e retrô (Ui! Desde quando eu entendo de decoração, hein? kkk).



De entrada, pedimos a batata The Fifteis com molho cheddar e bacon. Assim, a batata não nos agradou. Muito oleosa, e depois de um minuto e meio na nossa mesa, ela ficou fria e dura. Sem comparação com a do Outback e com a do próprio McDonalds. Pois eh...


Meu amigo foi de hamburguer de maminha com onion rings. Ele gostou, disse que estava uma delícia (eu experimentei, estava mesmo), só teve um porém: o hamburguer estava cru. Ele disfarçou com ketchup e mostarda. Rs.


Hamburguer de maminha com onion rings


Eu fui de hamburguer de picanha com bacon, cheddar, etc e tal, uma loucura. Embora eu tenha ficado super a fim de pedir um que levava shimeji, shitake etc. Amo cogumelos. Observei bem o cardápio e o achei bem diversificado. Há uma variedade de pães: ciabatta, árabe e outros. Há também ótimas opções de salada (não sei se são boas, mas pareceu pelas fotos e pelos ingredientes), portanto, quem não é muito de gordura, nem de vez em quando, pode, tranquilamente, acompanhar a tchurma da gordura, rs. Sim, a avaliação do meu sanduba, estava gostoso, mas o hamburguer é bem sem sal, podia ter mais um temperinho.


Hamburguer Picamericano (com hamburguer de picanha)

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Os Imortais

Visualmente, Os Imortais é um verdadeiro espetáculo. Fotografia lindíssima e cenas de arte impactantes. Tudo muito lindo de se ver! Só que a história, vamos lá, achei bem fraquinha. É um filme mais de ação, com cenas de violências, várias vezes fechei os olhos - não sou muito forte pra essas cenas. O filme pega um pouco de mitologia grega, fazendo uma adaptação, que não agradou muito. História superficial, sem muita consistência.


O filme conta a história de Teseu, interpretado por Henry Cavill - Atenção meninas! Vocês irão dar muitos suspiros, kkk -, que tem sua mãe assassinada pelo rei Hipérion, que declara guerra contra o mundo grego para conseguir o poderoso Arco de Épiro. Teseu, um mero camponês, se revolta com a morte de sua mãe e lidera a batalha contra o rei Hipérion. Os Deuses, por sua vez, tomam partido de Teseu.  Dos memos produtores de 300, que é bem mais interessante, o filme é dirigido por Tarsem Syngh.

Henry Cavill no filme Os Imortais

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Momento Vinho

O vinho está entre as minhas bebidas favoritas, se não for a mais. O vinho surgiu da própria uva, não foi nenhuma invenção humana, isso devido à sua capacidade de autofermentação. Sábia uva, que nos presenteou com essa bebida forte, e ao mesmo tempo suave, marcante, impregnante, saborosa. Em razão da enorme variedade de uvas, bem como de suas qualidades, desenvolveu-se o hábito da degustação. Degustar vinho é uma arte, alguém duvida? Degustar nada mais é do que despertar todos os seus sentidos, analisando-os atentamente. Contudo, depois da análise técnica, é arte também, uma vez que é possível entrar em contato com a sua emoção, memória, imaginação. (Viajei? rs)






Ano passado, fiz um mini-curso na Associação Brasileira de Sommelier, que foi maravilhoso! Despertou-me vontade de fazer outros e de beber cada vez mais, de mergulhar nesse universo tão rico. É muito interessante conhecer a história dessa bebida, saber sobre a qualidade de cada uva, sobre as regiões, sobre onde cada uva se adapta melhor, sobre a harmonização - que consiste em saber qual vinho combina com cada tipo de comida, há alimentos que não combinam com vinho! Mas, o mais interessante mesmo é degustar o vinho, beber, beber e beber! Rs! Tenho um grupo sobre vinho no facebook e já tivemos a oportunidade de nos reunirmos para fazermos uma noite de degustação. Muito legal! Compramos vários vinhos, pegamos uma ficha de degustação no google (super complexa, por sinal, rs) e fomos analisando vinho por vinho. Olha, é um programa super delícia e divertido! Lembro-me de que gostamos bastante do Yellow Tail Shiraz, um vinho australiano de acidez baixa, adocicado, é o terceiro mais vendido no mundo.  Preço muito em conta, na faixa dos R$ 35,00.





Por falar em preço, engana-se quem pensa que vinho bom é vinho caro. Nada disso! Há vinhos excelentes com preços super acessíveis. Também engana-se quem pensa que para degustar vinho, tem que ser algum entendido. Os leigos também podem! E eu me incluo nessa categoria e me divirto muito. O importante é a gente se permitir fazer o que gosta, sem colocar obstáculos para tanto.



Meus livros da Coleção Folha O Mundo do Vinho
Momento curiosidade. Sabe qual é a diferença entre enólogo e sommelier? Enólogo é o especialista em técnicas de vinificação e produção de vinho. Ele fica na indústria, quer dizer, na vinícola, analisando a uva, a fermentação, é o responsável por todo o processo do vinho. É como se fosse o mestre cervejeiro. Já o sommelier é o que trabalha nos restaurantes, ele é o responsável pela elaboração da carta de vinhos, é aquele que orienta os clientes, dando informações sobre as características de cada vinho.