domingo, 27 de maio de 2012

Oásis de Bethânia



Há mais de duas semanas eu venho tendo um caso de amor com o último CD de Maria Bethania: Oásis de Bethânia. Bastou ouvir uma única vez para eu me apaixonar. Lindo, emocionante! Com músicas intensas, e bem assim são as letras, esse novo álbum de Bethânia, com 10 músicas, é lindíssimo. Não menos que isso, sem dúvida.  


"Desencana, meu amor
Tudo seu é muita dor
Vive...
Deixa o tempo resolver
O que tem acontecer
Livre!...

Desinflama, meu amor
Do seu jeito é muita dor
Vive...
Deixa o tempo resolver
Se tiver que acontecer
Vive."


Os versos acima são da música Vive de Djavan, feita por encomenda por Maria Bethânia. Aos intensos e ansiosos e aos que buscam uma resposta pra tudo - qualquer semelhança é mera coincidência, rs - está aí uma bela mensagem: Vive, deixa o tempo resolver. Rs.

Há fotos lindíssimas do sertão brasileiro nesse álbum, Bethânia explicou que é lá o seu óasis. Em entrevista para divulgá-lo, ela disse: “Preciso lembrar que existe esse lugar no meu país. Isso me coloca do tamanho que eu sou".




Outra música que me chamou muita atenção foi "Carta de Amor", escrita por Bethânia. Aquela ideia do brasileiro que assiste a missa e depois vai se benzer com o pai de santo se faz presente. Bethania é uma mulher de fé, melhor dizendo, de muitas fés. Enigmática, ela manda o seu recado:


"Não mexe comigo
Que eu não ando só
Eu não ando só
Que eu não ando só
Não mexe comigo...

Não misturo, não me dobro
A rainha do mar anda de mãos dadas comigo
Me ensina o baile das ondas e canta, canta, canta pra mim
É de ouro de Oxum que é feita a armadura que guarda o meu corpo
Garante o meu sangue, minha garganta
O veneno do mal não acha passagem
Em meu coração, Maria acende sua luz
E me aponta o caminho".


Bethânia entrou pro meu time de cantoras favoritas depois que assisti a um show dela. Assim que ela começou a cantar, sua voz foi dentro da minha alma. É uma coisa absurda de tão grandiosa, sua voz, sua presença no palco, muito emocionante!

O CD conta com participação de Lenine, na música O Velho Francisco de Chico Buarque, e com o próprio Djavan, na lindíssima Vive. Outra música que ganhou meu coração, pela poesia e musicalidade, foi Casablanca de Roque Ferreira. Enfim, todas as músicas são lindas, o CD é incrível do começo ao fim. Puro deleite!!!

domingo, 20 de maio de 2012

O aconchego em uma xícara de chá!

Então, achei que seria fácil e que o tempo passaria bem rápido até voltar a escrever no blog. Ocorre que tenho sentido uma falta e tanta de registrar aquilo que vivo e sinto, de vir aqui nesse espaço e escrever  o meu olhar (e meu paladar, rs) sobre o cotidiano, naquilo que é corriqueiro, simples e tão significante.

Pois é, não dei conta de ficar ausente como esperava. Assim, acho que passarei por aqui para fazer alguns registros, ainda que eventualmente, ou raramente, até agosto. Achei por bem assim fazer para não correr o risco de perder as sensações e sentimentos. A vida é feita de momentos e alguns, embora comuns, não são menos importantes nem menos felizes. Hoje mesmo passei na padaria e o pão estava quentíssimo. Sou louca por pão francês, quentinho então, nem se fala, fui comendo um durante o trajeto até a minha casa. Que prazer maravilhoso! Um pequeno e simples luxo que posso me dar.

Nesses dias frios nada mais reconfortante que um chá pra esquentar o corpo e a alma também. Aprendi a apreciar chá com minha vó. Que saudade... Em seu próprio quintal, minha vó pegava a erva-cidreira, o capim santo, o manjericão para fazer o nosso chazinho, que era acompanhado de uma peta, de um biscoito de queijo e do pãozinho francês. O máximo da simplicidade em uma xícara que exalava aromas os mais incríveis e nos abraçava com sabores os mais deliciosos.



Pois bem, a receitinha do chá que darei não é da minha vó. Infelizmente, não tive oportunidade de apresentar a ela esta delícia. Certamente, ela adoraria. Descobri esse chá em um salão que frequento, ele é bem simples, como qualquer chá, não existe mistério. De cara, ou melhor, de primeiro gole, ele se tornou meu chá preferido. Leva apenas maracujá, goiaba e gengibre. Pegue uma goiaba bem madura, corte-a, junte o maracujá e coloque pedaços de gengibre em uma chaleira e coloque tudo junto e misturado para ferver. Depois, só se enrolar no edredon e ser feliz! :)




É isso aí, o aconchego em uma xícara de chá!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Taypá (e uma pausa no blog!)

Pois é, a vida é assim, feita de objetivos e metas e, às vezes, precisamos sacrificar o que gostamos - apenas por um curto período - pra entrar com força total em um projeto. E é nessa situação que me encontro neste exato momento. Quando criei o blog foi com o intuito único e exclusivo de me realizar, de fazer algo por mim, de ter o meu espaço, onde eu pudesse explorar universos que amo: artes, cinema, gastronomia, livros etc.

O blog é a minha maneira de sair da rotina trabalho/estudo, é um cantinho que me permite estar comigo mesma, divagando, filosofando, expondo, de forma muito sincera e honesta, o que vivo e sinto! (e o que como também, hahaha!) Sempre gostei muito de escrever, então, nada mais oportuno do que conciliar tudo o que eu gosto em um espaço como esse.

Por um tempinho, ficarei out. Maaaas, eu volto! Acredito que lá pra agosto ( a gosto de Deus? Nãaooo! Agosto de 2012!!! rs) eu já esteja por aqui.

Aos meus amigos que sempre passam por aqui, que curtem um pouco desse meu universo, que se identificam com o que escrevo, um beijo bem especial!

Até agosto! Assim espero. Faço abaixo o meu registro sobre o maravilhoso Taypá.

---------------------------------------------------------------------------------

Aproveitando uma folga no meio da semana - coisa mais maravilhosa do mundo - minha irmã e eu fomos almoçar no Taypá. Aproveitamos para pedir o menu degustação, que acontece de segunda a sexta, no horário do almoço, por 52 reais, e dá direito a entrada, prato principal e sobremesa. É uma ótima pedida!!!

Primeiro, veio um pãozinho com uma pasta incrível de tão saborosa. Eu super adorei, que delícia!!! Ela é feita de manteiga, ervas finas, suco de limão, alho e pimenta amarela. Também, com esses ingredientes, como não ser gostosa?






De entrada, minha irmã e eu pedimos o ceviche nikkey, simplesmente divino! Na minha opinião, o melhor ceviche de Brasília é o do Taypá. O nikkey é feito de salmão com leite de tigre, molho de ostras e abacate. Fantástico!!! Gosto muito dos ceviches de lá por não serem extremamente cítricos, o limão fica na medida certa.




Ceviche Nikkey


De prato principal, fui de lomo cremoso, que consistia em filé ao molho cremoso de queijos defumados servido com risoto de alcachofras e pesto cítrico. Hummmmmm, que delícia! Tem coisa melhor que queijo? Tudo estava muito perfeito, havia harmonia entre todos os sabores.  Não é à toa que, em fevereiro de 2011, o Taypá foi escolhido pelo governo do Peru como o melhor restaurante peruano no Brasil.




Lomo Cremoso


Minha irmã foi de pescado al azafrán, que consiste em peixe grelhado em molho de rocoto, camarões e açafrão servido com croquetes de mandioca recheadas de queijo gruyere. Rocoto é um tipo de pimenta peruana, bem suave. No prato, ficou super discreta. Aliás, os pratos servidos no Taypá, apesar de levarem muitos temperos, são leves, nenhum ingrediente se excede, há uma perfeita interação entre todos. Pois bem, minha irmã adorou o prato dela, apesar de ter achado o peixe um pouquinho salgado. Eu experimentei e achei muito bom!




Pescado al azafrán

Não me lembro o nome das sobremesas, estavam gostosas, mas nada excepcional. Eu pedi um mil folhas de lúcuma, fruta típica do Peru. E minha irmã pediu uma de banana.








Depois do delicioso almoço, fomos pegar um cineminha. Nem pensar em fazer um post sobre o filme que assistimos, em nome da minha boa reputação, rsss. Sim, eu adoro um besteirol e estou aqui nesse mundinho pra ser feliz! :)

terça-feira, 8 de maio de 2012

Woody Allen & La Musique

Fiz uma daquelas aquisições valiosas. Adquiri o CD Woody Allen & La Musique de Manhattan à Midnight in Paris. É ideal para aquele combo: ler um bom livro + tomando um vinho + escutando uma boa música."Bem mais que uma compilação das músicas dos filmes de Woody Allen, essa coleção constitui o vademecum musical do homem contemporâneo".






Sou super fã dos filmes de Woody, embora ainda não tenha assistido nem metade deles. E eu sempre gosto muito da trilha sonora que os compõe. Diferentemente da maioria dos diretores, esse brilhante cineasta, que é apaixonado por jazz,  faz questão de escolher as músicas.

Já li por aí que essa coletânea tem o que há de melhor no jazz. Eu adorei o CD e é uma delícia de se ouvir. O álbum traz uma síntese de todos os filmes de Woody, só que em francês, rsss.





É um CD duplo com 36 músicas incríveis!!!

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Manara

Adoro comida árabe!!! Mas também, de que comida eu não sou fã, hein? Rsss. Cada lugar desse mundo incrível e redondinho tem suas comidas típicas, que são capazes de nos fazer dar muuitos suspiros.

Pois bem. Tem um restaurante aqui em Brasília que, quem for avaliar a comida pelo lugar, não dará nada. Ambiente simples, bem popular mesmo, self-service. Preço super em conta. Maaaas, tem uma comidinha árabe de primeiríssima qualidade. Localizado na altura da 706/707 norte, o Manara não deixa absolutamente nada a desejar pra nenhum sofisticado restaurante árabe que tenha por aí (eu acho, rs).

O Manara serve comida árabe e comida brasileira de segunda a sábado, apenas no almoço. Eu vou direto pro cantinho árabe, nem pensar em perder espaço no estômago comendo outro tipo de comida, rsss. Os charutos servidos são os mais deliciosos que já comi em toda a minha vida, são feitos com repolho e couve (alguns pensam que é folha de uva, mas não é! Eu já perguntei, viu? Estou bem informada, rs). E o carneiro? Super macio e muito saboroso. A pasta de grão-de-bico, as esfihas, as caftas, o pão sírio - que é feitinho na hora -, tudo é muito, muito, muito bom!!!


Fotinhos tirados do cel, portanto, não muito boas:


 






Recentemente, eles fizeram uma lojinha pra vender produtos árabes e para servir à la carte, é bem bonita, por sinal. É possível fazer encomendas dos pratos. Como entrada, nada melhor que uma pasta de homus (grão de bico) para servir com pão sírio, agrada em cheio. E as encomendas são muuuitas, as embaixadas que o digam, são freguesas fiéis do Manara.



Nova loja

Infelizmente, eles não abrem mais no domingo. E no sábado, é bom chegar cedo, porque loooota, de tão bom que é!!!

sábado, 5 de maio de 2012

A Parisiense

Ganhei vários livros de presente de aniversário. Adooooro!!! Queria ter mais disponibilidade de tempo pra ler todos os livros que me aguardam na minha prateleira. Amor ler!!! Ultimamente, tenho cultivado um hábito terrível, começo a ler dez livros ao mesmo tempo. Já viu, né? Acabo não terminando nenhum, rs. É porque tem horas que estou com vontade de ler um determinado assunto e, então, a depender do meu humor, fico me revezando entre eles, rs.

O amigo Lauro me presenteou com o A Parisiente - O guia de estilo de Ines de La Fressange. Já vou deixar claro, esse post é para as meninas, rsss. O livro é um achado para aquelas que curtem moda e aderem a um estilo mais clean, sofisticado e elegante, sem deixar de inovar. Deu pra entender? Rs.






Lendo o livro, percebi claramente que o estilo das parisienses é bem diferente do das brasileiras. As brasileiras curtem muito brilho, estampas, acessórios chamativos, itens coloridíssimos, diferentemente das parisienses, que são mais discretas, porém sem ser sem graça. Como nós brasileiras somos super versáteis, podemos conciliar os dois estilos. Não é?

Não fique achando que esse estilo está fadado apenas pra quem nasceu em Paris. Não! No início do livro, a autora já manda o recado: "Você não precisa nascer em Paris para ter o estilo da parisiense. Eu sou o melhor exemplo disso: nasci em Saint-Tropez! Ter um estilo "made in Paris" é mais um estado de espírito. Ser alternativa e nunca burguesa, por exemplo. A parisiense jamais cai na armadilha das tendências: ela respira o l'air des temps e as usa com critério, eis sua receita secreta! E sempre tem um objetivo: divertir-se com a moda. Ela segue algumas regras, mas adora transgredi-las  também, faz parte do estilo".

Gostei muito do livro, ele dá dicas de peças que não podem faltar em um guarda-roupa, de forma realista, sempre dando opções para todos os tipos de bolsos ($$$, rs). São dicas para se ter um visual elegante e ao mesmo tempo informal. Engraçado que quando fui compor o visual no dia seguinte fiquei atenta a alguns conselhos dados no livro, rs. Algumas pessoas acham perda de tempo ficar antenadas na moda ou se preocupar em como irão se vestir. Eu acho que a forma como se se veste é uma maneira de se comunicar com e para o mundo. Além do mais, vestir-se bem, estar satisfeita com o próprio visual é um ato de amor próprio. Estar bem consigo mesma não tem preço. Por isso, eu também curto moda!!!








O livro também dá dicas de beleza e de endereços em Paris. São dicas de museus, restaurantes, cafés, um verdadeiro guia, muito legal!!! A autora do livro, Ines de la Fressange, é ex-modelo e ícone da moda. Ela tem gabarito e sabe o que diz. Claro, ela não é dona da verdade (ninguém é!), mas, certamente, é capaz de contribuir para que tenhamos um look cada vez mais belo.




A autora fez, em seu livro, uma listinha do que não pode, onde consta o seguinte conselho: "Calcinha de biquini que não cobre o bumbum. A parisiense se depila à brasileira, mas não usa o biquini da carioca". Hahaha! Esse conselho aí é inviável para nós brasileiras, rsss.





quinta-feira, 3 de maio de 2012

BalcoNY 412

Assim que o BalcoNY inaugurou no ano passado, dei as caras para saber como era. E, desde então, nunca deixei de frequentar, porque é um lugar super descolado para se ir com os amigos. Além do mais, oferece ótimos drinks e comidinhas elaboradas e saborosas.

É um pub, com inspiração no estilo novaiorquino - o que explica o nome, para se sentar, beber e jogar conversa fora. Bom demais então, né? É sim, é muito bom!!! Pode-se sentar no balcão ou nas mesas que se encontram no final do bar. O ambiente escuro dá um ar mais intimista e é fácil, fácil, ficar super à vontade ali, rs.

A casa é famosa pelos drinks meramente incríveis. Eu sou super fã do Apple Martini. São muitas as opções, indo dos drinks tradicionais e famosos aos criados pela casa. Tem uma caipiroska que leva manjericão, que é simplesmente divina! E pra quem não é de drinks, a casa conta com uma carta de vinhos também.


Apple Mairtini

Para petiscar, o cardápio tem muitas opções deliciosas! Eu adoro a carne louca, que é um lagarto desfiado, saborosíssimo!!!



Carne Louca


A música incrementa o ambiente, dando um charme a mais ao local. É demais o saxofonista que tem lá, sempre fazendo uma graça para os clientes. Só tenho uma reclamação a fazer, em uma das minhas idas ano passado, estava tocando Gotan Project (que eu adoro!). Esse ano, recentemente, voltei lá, e estava tocando novamente. E, assim, eles repetem várias vezes o mesmo CD. Ah não, gente, tantas músicas maravilhosas no mundo, inúmeras opções, ficar tocando o mesmo CD alwaysss, cansa, né! rs.  





Algumas fotinhos tiradas no ano passado:



Com as amigas Maíra e Alê. Nem me lembro qual vinho tomávamos.



Com  uma super tchurma
 

Recentemente, fui com a querida amiga Lu Vasconcelos, que pode estar namorando, morrendo de estudar, não importa, ela sempre dá um jeitinho de se fazer presente (nem que seja só pelo telefone, rsss). É querida ou não é? Rs. O ambiente estava legal, como sempre. Mas, tenho que fazer uma ponderação, o Balcony sempre foi frequentado por um pessoal mais velho (até aí tudo ótimo), só que dessa vez achei velha guarda total, rsss. Diz aí, Lu, não é verdade?
-------------------------------------------------------------------

Adendo de 10/05/12: Não gosto de cometer injustiças, por isso faço esse adendo. Semana passada estive no Balcony e o ambiente estava totalmente diferente da impressão que fiquei na minha ida que deu ensejo ao post acima. Naquele dia, havia um pessoal bem velho e achei as músicas bem repetidas. Só que nessa minha última ida, o ambiente era outro. Havia um pessoal super jovem e frenético, a música estava ótima, bem variada. Foi tuuudo de bom! Estava com vários amigos e foi uma noite pra lá de agradável. Bebemos várias garrafas de um vinho italiano, cujo nome não me lembro. Ótimo custo benefício. Comemos um arroz com pato, que é bem razoável, uma carne com gorgonzola, que estava divina, e, por último, a maravilhosa carne louca. Longa vida ao BalcoNY!!!

terça-feira, 1 de maio de 2012

Nietzsche para estressados

Nas minhas andanças pela Livraria Cultura (por mim eu fico horas lá, numa boa, sem problema algum - quem me dera ter todo o tempo do mundo, rs), deparei-me com o seguinte livro: Nietzsche para estressados - 99 doses de filosofia para despertar a mente e combater as preocupações. 

São 99 máximas de Nietzchie comentadas pelo autor do livro, Allan Percy. Gostei muito! O livro, utilizando-se da filosofia, nos dá várias orientações de comportamento, de como encarar determinadas situações e, principalmente, transmite sabedoria em como conduzir a vida.




Compartilho alguns trechos:

Nietzsche: "As pessoas nos castigam por nossas virtudes. Só perdoam sinceramente nossos erros".
Comentário: "...Quando falamos sobre um projeto promissor a uma pessoa dessas, ela logo trata de apontar falhas para nos desanimar, para que não sigamos adiante. Por esse mesmo motivo, convém ocultar nossos êxitos sempre que possível. Dessa forma poupamos sofrimento e evitamos a carga emocional negativa que poderia nos atingir".

Nietzsche: "Nossas opiniões são a pele na qual queremos ser vistos".
Comentário: "Nossos julgamentos dizem mais sobre nós mesmos do que sobre aqueles que julgamos. Cada opinião é uma gota no vasto oceano do caos e por isso podemos dizer que o homem mais sábio é aquele capaz de passar pelo mundo sem emitir qualquer juízo..."

Nietzsche: "A razão começa na cozinha".
Comentário: "...Ele vê no ato de cozinhar - de fazer pão a escolher e picar hortaliças - uma demonstração de amor por si mesmo e pelos outros. Que atividade humana tem maior transcendência que a preparação do combustível para nosso veículo vital?..." (E não é? Preparar uma comida, desfrutá-la com os amigos e família, bem como frequentar restôs pelo prazer de apreciar  sabores incríveis,  são atos de amor à vida. Por essa razão, os comes e bebes são um assunto forte do blog, rs).

Nietzsche: "Toda queixa contém em si uma agressão".
Comentário: "Conviver com pessoas viciadas em reclamar é um tormento, pois o desgaste mental e a negatividade desse tipo de personalidade acabam contagiando tudo ao redor. É por isso que Nietzsche se refere à queixa em si como uma agressão, tanto para quem reclama quanto para os pobres interlocutores..." (Tô fora de gente negativa, que ama reclamar... sai pra lá! Rs).

Nietzsche: "A potência intelectual de um homem se mede pelo humor que ele é capaz de manifestar".
Comentário: "Nietzsche falou várias vezes sobre a importância do humor, que considerava uma tábua de salvação para os desgostos que a vida nos oferece: "O homem sofre tão terrivelmente no mundo que se viu obrigado a inventar o riso"."... (É aquela velha história de não levar a vida tão a sério - embora eu insista em fazer isso, rs. Uma amiga minha costuma dizer que eu tenho o riso frouxo, porque eu rio por qualquer coisa, não é à toa que eu adoro um besterol).

Nietasche: "O melhor meio de ajudar pessoas muito confusas e deixá-las mais tranquilas é elogiá-las de forma veemente".
Comentário: "Qualquer idiotqa é capaz de criticar, condenar e se queixar, e a maioria faz isso muito bem". (Rá! Esse eu adorei, rsss).

Citei apenas alguns aforismos para se ter uma ideia do que esperar do livro. Todos os comentários feitos pelo autor são muito enriquecedores e nos ajudam a moldar o comportamento perante à vida e em relação às outras pessoas. Leitura super válida!!!