domingo, 30 de junho de 2013

AQUAVIT!


E assim terminou nosso jantar... Macarrons, madeleines... hummm.... acompanhando um chá de hortelã da própria horta da Casa. O perfume do chá contagiou a nossa mesa e o sabor intenso se fez presente. 




A sobremesa era morangos orgânicos e coco. Claro que o nome revela muito pouco sobre toda a elaboração dessa dessert linda e deliciosa, de acordo com os que a experimentaram. Pois é, eu não fui de sobremesa. Mas, confesso, bateu um certo arrependimento de não tê-la pedido ao ver tanta elegância. Puro charme essa composição de tons vermelho, rosa e branco.




Carré de cordeiro com cogumelo eryngui e quiabo grelhado. Estava muito gostoso. Para alguns da mesa, o cordeiro chegou muito mal passado. O meu chegou no ponto perfeito e eu achei bem delícia! :)





O prato do meio servido foi o foie gras grelhado com pudim de cachaça, abacaxi, farofa de melado e especiarias. Esse, na minha opinião, foi o melhor da noite. Uma combinação perfeita! Amei! Cada garfada foi um conforto ou, melhor dizendo, a mais pura emoção. Ganhou meu coração!!!




Atum marinado e grelhado com tomates, mel de jataí, gengibre e baunilha do cerrado. Esse prato foi um dos que chamou muito a minha atenção nesse menu de junho, pois sou apaixonada por atum preparado dessa forma. Além do mais, todo o acompanhamento me deixou muito curiosa. Mas, fiquei com a sensação de que poderia ter sido excepcional enquanto foi apenas ok. Vivian e eu achamos que o sal se excedeu... Por outro lado, super aprovei o toque do mel e do gengibre.




E o início se deu de forma marcante. Muito saborosa, a entrada foi uma salada de vieiras grelhadas com feijão verde, gelatina de mexerica cravo e toucinho.

Em uma casa linda, o Aquavit é, sem dúvida, um lugar muito agradável pra se ter um belo e delicioso jantar. Pode-se optar pelo menu de 5, 4 ou 3 pratos. O cardápio é modificado mensalmente. A cozinha é aberta e a minha mesa ficou bem em frente a ela. E claro que eu fui lá xeretar. Por vezes, me peguei observando o que eles estavam fazendo, experimentavam uma coisa aqui outra acolá. Havia apenas 11 clientes nesse dia e, creio eu, não sei, que deve ser um privilégio para um Chef cozinhar pra tão poucos, elaborando os pratos com mais requinte e qualidade.




Ainda não conhecia o Aquavit. Já no carro com a Si e a Adri, cheguei a comentar que esperava mais. Fiquei com a sensação que já havia me esbarrado com pratos gostosos como os de lá em outros excelentes restôs da cidade. Só que não. Sissi me lembrou bem que o Chef Simon Lau combina ingredientes que não se veem por aí assim... De fato, tenho que me redimir. Há uma elaboração mais sofisticada, um algo a mais. Assim, numa mistura da cozinha contemporânea com ingredientes locais, o Aquavit tem constantemente faturado prêmios.

Sou uma amante do mundo gastronômico e aos poucos vou desbravando os restôs, conhecendo o trabalho de cada Chef, apurando meu paladar, mas, principalmente, sentindo com o coração os sabores que me fazem levitar. Minha paixão pela gastronomia, por uma boa comida, supera a questão da técnica, até porque a desconheço. Minha opinião gastronômica resume-se apenas ao meu encantamento, algo que nem sei explicar ao certo, é algo que supera meus cinco sentidos, indo mais além, tocando minha alma. É sim pura emoção. Sentimento. Portanto, amo desde uma farofa de ovo a um foie gras. Amo o arroz com feijão de cada dia, bem assim o carré de cordeiro de nem todo santo dia, rs. Porque o que me importa é a comida feita com cuidado, amor, atenção e sabor! E, nesse sentido, minha curiosidade é infinita... E palmas pro Aquavit!!!





sexta-feira, 28 de junho de 2013

Alô, Dolly!

Em maio, estive em São Paulo e pude conferir o espetáculo Alô, Dolly! Um musical da Broadway, estrelado por Marília Pêra e Miguel Falabella, este responsável pela versão nacional e direção geral. 


 

O musical conta a história de uma casamenteira - Dolly -, papel de Marília, que é contratada por Horácio Vandergelder para lhe arranjar uma esposa. Ambiciosa e cheia de traquinagens, Dolly resolve ela ser a esposa e daí surge todo o enredo, que é muito divertido e gostoso de se ver. 

Miguel Falabella é aquela figura que a gente vê na TV: divertido e muito carismático! Igualmente assim é Marília Pêra, além de ser a elegância em pessoa! rs.

Com figurino e cenário impecáveis, a peça ainda conta com uma orquestra composta de 16 integrantes. Lendo sobre o espetáculo, descobri que essa é a primeira vez que esses dois monstros do teatro brasileiro se encontram no palco. Isso é mais uma razão de nos fazer querer conferir esse magnífico trabalho. Eu gostei muito!




Não posso deixar de falar sobre o lindo e majestoso Teatro Bradesco, onde o espetáculo está sendo apresentado. Fiquei encantada! Que teatro maravilhoso! Fico triste em saber que Brasília nem de perto tem um teatro daquele nível. Uma pena! Cadê o investimento em cultura, hein???? Brasília merece!!!


Acho que dá pra sentir um pouco o Teatro por meio dessa foto.

sábado, 22 de junho de 2013

Universal Diner

Entre altos e baixos, parece-me que o Universal Diner conquistou um lugar cativo no paladar, ops, no coração dos brasilienses, rs. Há quem diga que o Universal já não é mais o mesmo. Os saudosos lamentam os velhos tempos. Eu não fui nem sou aquela frequentadora assídua, mas, ainda que eventualmente, já frequentando a Casa há anos, posso dizer que minhas idas lá sempre foram felizes e executadas com muita perfeição.

Admiradora da Chef Mara Alcamim, meu coração doeu quando soube que o Zuu e o Quitinete iam fechar. Esse último já reaberto. Sempre amei o que fizeram por lá. O Quitinete, esse sim, fui uma frequentadora constante, teve uma época da minha vida que eu batia ponto lá todo fim de semana. Super me identifico com o olhar da Mara sobre a culinária, os sabores, o preparo. Cada detalhe surpreende meu paladar, me encanta.

Uma vez feitas as considerações acima, relato o jantar que tive essa semana ao lado de umas amigas. Pra começar, o ambiente do Universal muito me agrada. Com uma decoração super divertida e alegre, é possível viver mais do que um excelente jantar. O Universal tem um espaço com música alta pr'aqueles que gostam de se soltar e cair na pista de dança. Quem não gosta? Eu adoooro!!!




Cris e eu, amantes da gastronomia, curiosas e gulosas, rs, resolvemos pedir dois pratos e dividi-los. Poxa vida, não terei condições de descrever todos os ingredientes dos pratos, não mesmo... As fotos irão falar por si próprias, rs.


Camarão ao molho curry com amendoin e coco, servido escoltado por arroz tailandês, com páprica, abacaxi e coentro. Uma delícia!  O garçom nos perguntou se queríamos picante ou suave, as loucas resolveram ir de picante.... Ficou muito bom, mas pelo fato de estar de fato muuito picante, não foi possível precisar com muitos detalhes alguns sabores. Sem dúvida, um excelente prato!


Atum coberto de gergilim branco e preto com shimeji, chantili de wassabi e purê de mandioquinha. Muito, muito bom!!! Fiquei apaixonada pelo chantili, queria mais :) O atum também estava muito gostoso. Talvez em relação ao purê, poderia até ter mais um temperinho... acho que meu paladar estava viciado por conta do prato anterior cheio de sabores picantes e intensos, rs.


Frango ao molho de limão siciliano e risoto de chutney de banana. Esse é um dos pratos favoritos da Adri, ela super aprova!


As outras amigas foram na especialidade do dia, que é preparado pela Chef. Um era lagosta acompanhado de risoto de brie. A Jânia gostou, mas disse que não o repetiria. A Si foi de chorizo com risoto de funghi porcini. Ela aprovou!









Universal Diner: eu gosto e sou muito feliz por lá!

terça-feira, 18 de junho de 2013

Prazer

Voltei para o blog ou, melhor dizendo, não terei voltado para mim??? Aqui sou eu, minha essência, meu olhar. Timidamente irei voltando. Aos poucos. Eventualmente. Só não quero estar distante daquilo que me identifico. A vida é curta, não dá pra ignorar sua efemeridade. Não dá para suspender a vida por conta de alguns objetivos, porque os dias se passam, os anos se vão e em pleno dia se morre. Sim, esta última frase pertence a Clarice Lispector. Mas poderia ser perfeitamente minha. Porque ela demonstra minha intranquilidade com tudo o que quero realizar, mas o tempo não deixa, e a minha intensidade de querer viver tudo hoje, enquanto há tempo, isto é, enquanto há vida!

E o primeiro post do meu retorno irá falar sobre uma peça incrível que assisti, no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília, baseada em textos de Clarice Lispector. Uma peça divertida, profunda, para se ter uma noite agradável e voltar pra casa com disposição de se buscar, custe o que custar, rs.





Prazer é o nome desse excelente espetáculo, da premiada companhia mineira Luna Luneira e a sua trama foi baseada no seguinte texto de Clarice: "uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Foi o apesar de que me deu uma angústia que insatisfeita foi a criadora de minha própria vida". E então que a peça me caiu como uma luva. Rs.

A peça conta a história de quatro amigos que se reencontram em um país estrangeiro e compartilham entre si seus dilemas, frustrações, alegrias, aventuras... Estão, como nós, cada qual com suas particularidades, em busca da felicidade, do prazer. 

Antes de a peça começar, os atores vão para o palco e começam a escrever frases de Clarice no cenário. E a partir daí já começamos a nos deleitar com o universo Clarice Lispector. Como amo!




Um quase nada me faz feliz

Eu queria seu eu mesmo por mais feio que isso fosse

Antes o sofrimento legítimo que o prazer forçado

Ainda bem que sempre existe outro dia. E outros sonhos. E outros risos. E outras pessoas. E outras coisas...


 A peça estará em cartaz no CCBB de Brasília até o dia 30 de junho.