E assim terminou nosso jantar... Macarrons, madeleines... hummm.... acompanhando um chá de hortelã da própria horta da Casa. O perfume do chá contagiou a nossa mesa e o sabor intenso se fez presente.
A sobremesa era morangos orgânicos e coco. Claro que o nome revela muito pouco sobre toda a elaboração dessa dessert linda e deliciosa, de acordo com os que a experimentaram. Pois é, eu não fui de sobremesa. Mas, confesso, bateu um certo arrependimento de não tê-la pedido ao ver tanta elegância. Puro charme essa composição de tons vermelho, rosa e branco.
Carré de cordeiro com cogumelo eryngui e quiabo grelhado. Estava muito gostoso. Para alguns da mesa, o cordeiro chegou muito mal passado. O meu chegou no ponto perfeito e eu achei bem delícia! :)
O prato do meio servido foi o foie gras grelhado com pudim de cachaça, abacaxi, farofa de melado e especiarias. Esse, na minha opinião, foi o melhor da noite. Uma combinação perfeita! Amei! Cada garfada foi um conforto ou, melhor dizendo, a mais pura emoção. Ganhou meu coração!!!
Atum marinado e grelhado com tomates, mel de jataí, gengibre e baunilha do cerrado. Esse prato foi um dos que chamou muito a minha atenção nesse menu de junho, pois sou apaixonada por atum preparado dessa forma. Além do mais, todo o acompanhamento me deixou muito curiosa. Mas, fiquei com a sensação de que poderia ter sido excepcional enquanto foi apenas ok. Vivian e eu achamos que o sal se excedeu... Por outro lado, super aprovei o toque do mel e do gengibre.
E o início se deu de forma marcante. Muito saborosa, a entrada foi uma salada de vieiras grelhadas com feijão verde, gelatina de mexerica cravo e toucinho.
Em uma casa linda, o Aquavit é, sem dúvida, um lugar muito agradável pra se ter um belo e delicioso jantar. Pode-se optar pelo menu de 5, 4 ou 3 pratos. O cardápio é modificado mensalmente. A cozinha é aberta e a minha mesa ficou bem em frente a ela. E claro que eu fui lá xeretar. Por vezes, me peguei observando o que eles estavam fazendo, experimentavam uma coisa aqui outra acolá. Havia apenas 11 clientes nesse dia e, creio eu, não sei, que deve ser um privilégio para um Chef cozinhar pra tão poucos, elaborando os pratos com mais requinte e qualidade.
Ainda não conhecia o Aquavit. Já no carro com a Si e a Adri, cheguei a comentar que esperava mais. Fiquei com a sensação que já havia me esbarrado com pratos gostosos como os de lá em outros excelentes restôs da cidade. Só que não. Sissi me lembrou bem que o Chef Simon Lau combina ingredientes que não se veem por aí assim... De fato, tenho que me redimir. Há uma elaboração mais sofisticada, um algo a mais. Assim, numa mistura da cozinha contemporânea com ingredientes locais, o Aquavit tem constantemente faturado prêmios.
Sou uma amante do mundo gastronômico e aos poucos vou desbravando os restôs, conhecendo o trabalho de cada Chef, apurando meu paladar, mas, principalmente, sentindo com o coração os sabores que me fazem levitar. Minha paixão pela gastronomia, por uma boa comida, supera a questão da técnica, até porque a desconheço. Minha opinião gastronômica resume-se apenas ao meu encantamento, algo que nem sei explicar ao certo, é algo que supera meus cinco sentidos, indo mais além, tocando minha alma. É sim pura emoção. Sentimento. Portanto, amo desde uma farofa de ovo a um foie gras. Amo o arroz com feijão de cada dia, bem assim o carré de cordeiro de nem todo santo dia, rs. Porque o que me importa é a comida feita com cuidado, amor, atenção e sabor! E, nesse sentido, minha curiosidade é infinita... E palmas pro Aquavit!!!


