sábado, 31 de dezembro de 2011

FELIZ 2012!!!

Não conquistaremos tudo em 2012. Mas que consigamos conquistar tudo aquilo que nos propormos! Que, de fato, concretizemos a nossa listinha de objetivos. Que tenhamos muita saúde, fé, sabedoria, alegria e amor no coração!

Que em 2012 a gente dê muitas risadas! Porque rir é sempre o melhor remédio. Sim, que sejam risadas escancaradas!!! Porque é muito bom viver intensamente!



Que a gente cante, afinal quem canta seus males espanta! Que a gente brinque, se divirta, seja criança! Sempre com muito bom humor! Releve, perdoe, tolere!



Que a gente desfrute de lugares incríveis, que façamos muitas viagens, que estejamos mais em comunhão com a natureza!



FELIZ 2012!!!

Bons filmes nesse fim de ano: O Garoto de Bicicleta e Um Conto Chinês!

Com a volta do cinema do Casa Park, a vida dos cinéfilos de Brasília ficou bem mais interessante, vamos combinar! Nada contra os filmes hollywoodianos, ao contrário, os curto bastante. Acontece que é bom variar, as produções de outros países são tão interessantes quanto. Eles fogem do circuito comercial, trazendo uma visão mais peculiar sobre a sétima arte. Enfim, a proposta do Casa Park é exibir filmes mais cults, o que é muito legal, pois acrescentam, com qualidade, a opção de filmes dos brasilienses. Feliz com o retorno desse cinema, que é o meu preferido, aproveitei para assistir Um Conto Chinês, uma produção argentina, e O Garoto de Bicicleta, tendo como países de origem França, Bélgica e Itália.


Cinema do Casa Park


O Garoto de Bicicleta, um filme dos irmãos Dardenne, desperta as mais diversas emoções enquanto estamos o assistindo: raiva, dó, tristeza, compaixão. Conta a história de um menino que é abondanado pelo pai. Só que a vida faz as suas compensações. Num ato de extrema generosidade, uma cabeleireira resolve ajudá-lo. Só que nem tudo são flores. Nesse compasso, muitas coisas acontecem. Interessante que o filme contrapõe algumas atitudes: generosidade x crueldade. Acredito que de uma forma até maquiavélica. Será que um pai é capaz de ser tão cruel àquele ponto? Por sua vez, também questionamos a extrema benevolência da cabeleireira, que releva todo o mau comportamento do menino, a troco de nada, pois não há nenhum vínculo entre eles, a não ser o amor. Certo, talvez este seja o maior vínculo que pode existir entre as pessoas, superando qualquer vínculo sanguíneo. É um filme muito interessante, cujo desfecho é sensacional, pela sutil lição de vida que nos passa. A trilha sonora demarca os momentos mais sofríveis do menino, o que nos toca profundamente.



O Garoto de Bicicleta

A diversão toma conta em Um Conto Chinês, é um filme pra se dar boas risadas. Mas, há também um drama, ainda que leve. Roberto, interpretado pelo ator argentino Ricardo Darín, é um homem melancólico, um tanto neurótico, que coleciona tragédias jornalísticas. Sem querer, depara-se com um chinês perdido em plena Buenos Aires. Sensibilizado com sua triste situação, Roberto resolve ajudá-lo, meio a contragosto.


Um Conto Chinês



sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Receitinhas para a ceia do reveillon: espaghetti com bacalhau e tender!

Comer bem é um dos grandes prazeres da vida! Qualquer encontro, confraternização, comemoração que se faça, a comida é um item de preocupação. O que agrada? O que devo servir? Para qual lugar ir? É um item de preocupação, mas também de muito prazer e satisfação. O mais importante é o sabor, nem tanto a sofisticação dos ingredientes ou a dificuldade na elaboração de um prato. Claro, a matéria prima, a elaboração, tudo isso agrega. Mas, o importante mesmo é ser feliz na hora de saborear um prato. É ter aquele prazer enorme de estar saboreando algo simplesmente delicioso, incrível, aquela sensação de "Ai meu Deus, como é bom viver!". Ou como dizem: "isso desceu dos céus!". Pois é, o mundo gastronômico muito me encanta. Além de adorar conhecer os restôs da vida, também adoro brincar na cozinha. Assim, sem pretensão alguma. Como está no título do blog, tudo que faço e falo é realmente despretensioso, sem maiores técnicas, sem grandes estudos. É simplesmente algo do que vivo, do que acontece na prática, nos nossos lares, no nosso dia-a-dia. Como deve ser e o que realmente importa: simples!
Portanto, nesse fim de ano, fui brincar na cozinha e até que deu certo a brincadeira! Vamos lá...

Spaghetti com bacalhau:
Ingredientes: spaghetti (de preferência, o barilla. Assim, tá valendo qualquer um, mas o barilla é realmente maravilhoso, é mais caro, mas vale a pena... a consistência da massa é outra coisa); bacalhau desfiado; pimentão amarelo e vermelho; tomate; cebola; alho; azeitona preta; muuuito azeite.


Acho que todos devem saber, mas nunca é demais dizer que é importante dessalgar o bacalhau. Mesmo trocando várias vezes a água, fazendo de tudo pra tirar o sal, sempre fica um pouquinho... daí porque nunca acrescento sal durante o preparo do prato, os temperos ficam por conta do alho, cebola e pimenta do reino branca. O primeiro é passo é colocar a cebola e o alho e deixá-los refogar um pouco.



Depois, acrescente o tomate, deixe-o refogar bastante. Em seguida, coloque os pimentões e o bacalhau. O azeite entra nessa hora. Não seja moderado. Capriche pra valer! O azeite faz toda a diferença no sabor, não economize, pode exagerar! Deixe cozinhar um pouco, coloque a azeitona, e depois misture o spaghetti. Sério mesmo, esse prato agrada em cheio. E tudo a ver com a ceia pro reveillon!


Missão Tender! Pois bem, em um desses almoços de confraternização de fim de ano, fiquei responsável pelo Tender. Aparentemente simples, mas para mim que nunca tinha feito, foi meio que trabalhoso (que nada!), rsss. Fiquei pesquisando mil e uma receitas. O fato é que preparar um tender é bem simples mesmo, não dá pra inventar muito não.
Ingredientes: tender; cravo; mostarda; molho shoyo; laranja; frutas para enfeitar o prato.


O molho: faça um suco de laranja, depois misture o molho shoyo e a mostarda. Pegue o tender e faça uns cortes em forma de losango, para colocar os cravos. Jogue o molho por cima do tender. Cubra-o com papela alumínio e deixe assar por uns 40 minutos. Depois retire o papel alumínio e deixe assar por mais meia hora. Uma vez pronto, chegou a horar de decorar o prato. A apresentação de um prato é fundamental! Abre o apetite!


Para decorar o prato, usei damasco, cereja, ameixa e abacaxi. Mas, o bom da culinária é usar a criatividade. Então, decore como quiser e como bem entender!




Então, é isso! Pra quem for passar o reveillon em casa, ao lado da família (uma bela forma de passagem de ano), estão aí algumas receitinhas para a ceia.

Por que um blog?

Antes de mais nada, é preciso esclarecer que vivo constantemente com dúvidas em relação ao meu querido idioma: português. Agora mesmo ao escrever este título, questionei-me se era porque, porquê, por que ou por quê. Apesar de tantas dificuldades para desvendar os mistérios dessa língua complexa e sofisticada, eu a amo muito! Tenho o mesmo prazer que Clarice Lispector. Diferente de Clarice, não tive opção, o português me foi socado guela a baixo. Ainda que me fossem dadas outras opções, acho que o optaria. O português é rico, coerente e cheio de maldades. Não gosto de coisas fáceis. O difícil me instiga, me intriga. Assim como Clarice. Minha paixão pelas letras, pela poesia, pela literatura é desde criança. Lembro-me de aos doze anos ter lido livros complexos, autores como Jorge Amado, Josué Montello, Machado de Assis e tantos outros. Minha tia, com quem fui morar depois que minha mãe faleceu, é formada em letras e jornalismo e ela meio que tinha uma mini-biblioteca no quarto de empregada. Agora pensando melhor, era muito interessante. Eram várias prateleiras abarrotadas de pura literatura brasileira. Que incrível! Alguns eu li duas, três vezes. Meu amor pela leitura não poderia ter sido diferente. Minha mãe costumava escrever nos livros didáticos meus e de minha irmã, o seguinte ditado: "Quem não lê, não ouve, não fala, não vê". E, desde então, nunca deixei de acreditar que de fato a leitura poderia abrir minha mente e, por consequência, muitas portas. Poderia, ainda, fazer mágicas: me fazer ler nas entrelinhas, enxergar o que era invisível e falar com maturidade. Mas no decorrer dos anos, nem sempre tive tanta disponibilidade para ler como tive nesta época dos meus dez a quinze anos. Depois que terminei o segundo grau, comecei a trabalhar, a estudar para concursos e o tempo acabou sendo preenchido por outros afazeres. Mas, ainda assim, volta e meia estou com um livro a ler, seja ele qual for. Em relação à leitura, diferente da música, não tenho preconceitos. Leio de tudo. Auto-ajuda, ficção, livros de adolescentes etc e tal. Leio.



Simplesmente leio. Porque é assim que gosto. Quem sabe a faculdade de letras não é um próximo passo? Vamos ver... Voltando à pergunta inicial. Por que um blog? De fato, escrever me preenche e ler, nem se fala! Gosto e gosto muito. Portanto, queridos, bolei este blog, com a intenção de conciliar as coisas que tanto amo (artes, gastronomia, vinhos, cinema, livros etc) com a arte de escrever. Pretendo abordar tão ricos universos neste blog. Quanta coisa maravilhosa, né? A intenção mor é registrar minhas singelas anotações sobre o que vivo e sinto, fazendo um círculo de leitura, compartilhando informações e aprendendo. Adoro aprender e me encantar!