terça-feira, 23 de outubro de 2012

Peixe na Rede

Em homenagem à minha grande amiga Alê, que está soprando velinhas hoje, segue um post de um almoço delicioso (seja pela comidinha, seja pelas companhias) que vivi ao lado da família dela. No fim de semana que aconteceu esse almoço, meses atrás, a Mamadi - como chamamos carinhosamente a mãe dela, Dona Noeli - e o seu irmão, Elder, vieram pra Brasília e, então, combinamos uma almoço tipo família, rs, família feliz - que fique claro! Claro, levei minha irmã a tiracolo. Sinto-me muito feliz em poder registrar nesse meu espaço momentos como esse.

Amiga, parabéns!!! Que o Papai do Céu a ilumine e que você realize todos os seus sonhos. Você merece!!!

Vamos agora falar das comidinhas. Antes mesmo do Peixe na Rede virar esse restaurante de sucesso - sim, lá está sempre lotado -, eu já frequentava uma lojinha que eles tinham na 308 norte, onde eram vendidos pratos congelados, inclusive o bolinho de peixe. Costumava comprar os bolinhos para fritar em casa. Tuuuudo de bom!!! Simplesmente delicioso. Por isso, sempre que vou lá não deixo de pedir como entrada essas coisinhas redondinhas, impregnadas de muito sabor, rsss. Amooo!





Os donos do Peixe na Rede têm um criadouro de tilápia, portanto ele é quem reina nos pratos. Grelhado, frito, na moqueca, ao molho, do jeito que você quiser ele vem... e detalhe, vem com muito sabor. Meeesmo. De verdade. Teve uma época que eu comia muito a moqueca, deliciosa!!! Das últimas vezes, tenho variado e sempre fui muuuito feliz nas minhas escolhas, é porque acho que ali não tem como nada vir errado. Lá me faz lembrar aquela história da comida simples, que é extremamente confortante, porque tem alma, tempero, vida, sabor!!! Bem do jeitinho que eu gosto... E o precinho é muito amigo.

Gentem, de quem era esse prato super light? Hehehe! Acho que era da minha mana... Era? Isso que dá escrever um post meses depois, rs. Olha que carinha boa. Hummm!




Acho que esse foi o da Mamadi:





Aaaahhhh! E esse era o meu... lembro-me bem dele!!! Hahaha!!! Delícia, delícia, delícia!!! Filé de tilápia grelhado ao molho de camarão com curry (adoro sabores picantes), acompanhado de legumes e arroz com brócolis. Os acompanhamentos é a gente quem escolhe.





A Alê pediu bacalhau. Lembro-me dela ter dito que estava gostoso. Sim, lá tem essa opção para aqueles que de repente não curtem muito uma tilápia. E acho - não tenho certeza - que lá tem frango para quem não é de peixe.





Em um dia tão especial assim, fizemos questão da sobremesa. Alê e eu fomos de sorvete de queijo canastra com calda de goiabada. A Alê gostou, eu achei que faltou sabor, estava meio sem gracinha. A calda poderia estar com o sabor mais apurado da goiaba. Minha irmã foi de petit gateau, acho, não tenho certeza (afff... hoje estou triste, rs), que ela aprovou.







Fotinho da tchurma:




Lindos!!!



Almoço delícia ao lado de pessoas adoráveis!!!

domingo, 21 de outubro de 2012

Caravaggio + Intocáveis

Caravaggio

A exposição com alguns quadros do pintor italiano Caravaggio, que viveu no século XVI, veio até Brasília, ficou por um curto período, e lá fui eu conferir. Como estou numa fase meio louca da vida, não tinha planos de ir, embora a curiosidade e o desejo por tais assuntos sejam sempre uma constante. Mas, ao comentar com uma amiga sobre a exposição, ela que já tinha visto algumas obras dele em Londres, falou que era obrigatória a ida. Então tá, vamos, né? Rs.

Ainda bem que eu fui! Acordei super cedo no feriado do dia 12 de outubro, após ter dormido somente duas horas, por conta do show do Alceu Valença (amo!), para ir conferir as obras desse gênio que é considerado o artista dos artistas. A exposição atraiu muitas pessoas e as filas estavam quilométricas. Nossa intenção era chegar cedo pra não esperarmos muito. Deu certo! Esperamos um pouquinho só. Parabéns à organização, havia à disposição dos curiosos (rs) água e cadeira enquanto esperávamos. Depois que saímos, a fila estava dando voltas e mais voltas. Muito legal o interesse das pessoas pela arte.


Medusa - essa foi a obra que mais me fascinou


Pois bem, sobre as obras. Caravaggio é famoso por utilizar-se da técnica claro-escuro. Suas obras são de um realismo impressionante, o que faz com alguns digam que elas - as obras - antecederam à fotografia. De fato! É muito real, verdadeiro, como se estivéssemos diante de uma foto. Além do mais, seus quadros possuem uma forte carga dramática, como se nos contasse uma história. Pois veja se não é:



São Jerônimo que escreve


Veja esse trecho da Revista Bravo que publicou uma matéria especial sobre ele, em que é possível compreender um pouco desse genioso artista: "O realismo e a teatralidade de suas telas, contraditórios e complementares, expressados no vigor de seu claro-escuro, confundem-se com sua turbulenta vida pessoal, caracterizada por violência e impulsividade. Arruaceiro, excessivo, Caravaggio amargou muitas prisões e, em 1606, tornou-se um fugitivo, condenado à pena capital após ter ferido de morte com uma espada o nobre Ranuccio Tomassoni, em uma disputa por causa de um jogo".

Super valeu conferir a exposição!


Intocáveis


Mesmo estando em busca de alguns objetivos, abrindo mão de algumas coisas que gosto muito de fazer, acho fundamental vez ou outra me proporcionar momentos que me são caros. E ir ao cinema é um deles! Alguns amigos haviam me falado muito bem dessa produção francesa, que está fazendo o maior sucesso no mundo todo. Daí que eu quis muito assisti-lo. E adivinhem? Lá fui eu!!! Rsss.




Intocáveis é o tipo de filme que me faz lembrar o porquê de eu tanto amar a sétima arte. Divertido, delicioso de se ver! Baseado em uma história real, ele nos conta a história do Driss, um africano que mora em Paris, que vive à margem da sociedade, cometendo um crime aqui outro acolá, e que vai trabalhar para o tetraplégico Philippe, um homem riquíssimo, extremamante culto. Desse encontro, há uma troca do universo de ambos. Momentos hilários e emocionantes fazem desse filme uma produção ímpar, o tipo do filme que não se quer que acabe. Imperdível!