sábado, 28 de abril de 2012

Nirá Sushi

Vou confessar aqui que é bem difícil fazer um post de um lugar que fui depois de ter passado um tempão, isto é, quando o lugar em questão é um restaurante. Os nomes dos ingredientes, a identificação precisa dos sabores e outros detalhes são perdidos com o decorrer do tempo. Contudo, a impressão e o sentimento ficam. Acho que fui com algumas amigas ao Nirá há uns dois meses e só agora estou escrevendo o post. Pretendo não cometer mais esse lapso. 

Tenho que agradecer a amiga Fabiana Carvalho, que tirou umas fotos incríveis. Como estava desprevenida quando fomos ao Nirá, ela acabou quebrando um galho e tirou as fotos para mim.  Valeu, Fabi!!! Elas ficaram ótimas!!! Você tem talento pro negócio, rsss.

Fotinhos para sentir o ambiente que é bem agradável. O Nirá está localizado na 116 norte.







Veja se a Fabi não tem jeito pro negócio, olha que legal essa foto, rs.




O Nirá funciona à la carte. No almoço, tem a opção do menu executivo, por 35 reais, que consiste em: salada (ceviche ou sashimi ou tartare); gyosa; tepan ou yakissoba ou 10 unidade de sushi; banana katsu com calda de doce de leite. A maioria foi de executivo (incluindo eu) e outras optaram pelo menu degustação premium, por 60 reais,  é muuuita comida, rs (ceviche do dia; gyosa; 10 unidades de sashimi; prato quente do dia; 6 unidades de sushi; banana katsu com calda de leite). Olhem aí um pouquinho do cardápio:





Quando fui perdir a entrada, fiquei entre o ceviche e o tartare. Como sempre vou de ceviche, quis pedir diferente e fui de tartare. Ai se arrependimento matasse... o tartare não estava nenhum um pouco gostoso. Comi o ceviche de uma das amigas e estava OK! (Sou muito apaixonada por ceviche).


Tartare de salmão



Ceviche




O Gyosa estava bem gostoso:





Algumas optaram por sashimi e outras foram de yakisoba. Já disse aqui que eu sou de sashimi. Então, as fatias do sashimi do Nirá são mais grossas do que o normal. Eu aprecio as mais fininhas.




As amigas que foram de yakisoba acharam que foi pouca a quantidade servida, mas aprovaram o sabor.




Depois, foi a vez dos sushis, estavam gostosos.




As meninas que foram de menu degustação premium tinham outros pratos para degustar, além dos mostrados acima. Um deles foi o prato quente do dia, que era um salmão grelhado. A Carol perguntou se não poderia ser outro peixe, ao que o garçom respondeu que não, pois era sempre servido o peixe que mais tinha na casa (e nós com isso?). O pedido se deu pelo fato delas já terem comido bastante salmão ao longo do almoço. (Acho que foi essa a história, rsss, de qualquer forma, lembro-me perfeitamente da resposta do garçom, o que eu achei o fim, fala sério!!!).





E, por fim, a sobremesa, que não me lembro se estava ou não boa, rs. Amigaaas, me ajudem aí, rs. Não devia estar nada excepcional, pois, caso contrário, jamais me esqueceria dela, rs.




Conclusão: nossa experiência no Nirá foi razoável, nada excepcional, não nos despertou nenhum hummmmm.

Fotinhos das amigas:



Fabi Carvalho, eu e Carol com seus lindos olhos de gato.

Fabi Sampaio, Vivi e Malu


quinta-feira, 26 de abril de 2012

Receitinhas: pasta de beringela e molho pesto!

No último fim de semana fui pra cozinha fazer acontecer, bem do jeitinho que eu gosto. Não domino técnicas de culinária, não sou uma estudiosa de gastronomia, nem nada. Apenas gosto de ir pra cozinha brincar um pouco. Procuro elaborar uma coisinha e outra pra compartilhar com a família e amigos, enquanto desfrutamos das nossas companhias.  Vou dar duas receitinhas bem fáceis e, garanto, são deliciosas. Fizeram sucesso!!! Uma pena que não tirei fotos de tudo já prontinho. É que a empolgação foi tanta, que acabei esquecendo das fotos, snif... Bem, a respeito da reuniãozinha que aconteceu na minha casa, essas foram minhas contribuições. Porque as demais delícias ficaram por conta da queridíssima amiga Cristina. Foram muuuitos elogios!!!

Pasta de Beringela

Ótimo como entrada, pra comer com torradinhas e pão sírio.
Ingredientes: beringela, tomate, cebola, pimentão (verde, amarelo e vermelho), alho, sal, pimenta e azeite. Beringela tem que ser em maior quantidade que os demais. Corte tudo bem pequenininho. Depois, refogue primeiro a cebola com o alho e vá acrescentando os demais ingredientes. A beringela vai por último. Não é necessário deixar cozinhar. Aproveite para colocar bastante azeite. Uma vez refogado, coloque em um refratário, cubra-o com alumínio e leve para o forno. Estará pronto quando a água tiver secado. É ou não é fácil?  Importante ir pra geladeira pra servir fria.



Corte bem menor, esse aí está bem grandinho
 

Molho Pesto

Esse é mais fácil ainda! Não é a receita italiana original, tem adaptação brasileira, mas não tem problema nenhum, é uma delícia! Sou muito fã de massas e tenho procurado diversificar os molhos, portanto, fui de pesto. Por falar em massas, ganhei um livro da amiga Cristina no início do ano com mais de 100 receitas de spaghetti. Amei!!! Ainda não fiz nenhum. Mas, assim que fizer, posto por aqui. Vamos ao molho pesto.

Ingredientes e medidas:

2 xícaras de manjericão
1 xícara de queijo parmesão
1/2 xícara de azeite (eu coloquei mais, rsss)
2 dentes de alho (tire o miolo)
sal e pimenta a gosto (tenha cuidado com o sal, porque o parmesão já é salgadinho)
um pouco de nozes picadas

Bata tudo no liquidificador e pronto!!! Depois misture na massa bem quente. Em uma das receitas que vi na internet, dizia que ficava mais gostoso com castanha do pará em vez de nozes. Até optaria pela castanha, mas como não achei no supermercado, fui de nozes mesmo. Tudo certinho! : )





terça-feira, 24 de abril de 2012

Se vira nos 30!

E não é que os 30 chegaram?! Não consigo me lembrar como esperava estar aos 30, se é que algum dia parei para pensar nisso. É que a minha memória anda curta, rs. Falando nisso, peguei-me pensando em como estarei aos 40, na verdade, estive pensando em como desejo estar quando chegar lá. E me repreendo nesse instante por estar pensando em um momento que não existe, pois tudo o que tenho é os 30.

É inevitável não fazer uma reflexão, bem como uma retrospectiva quando se chega a essa idade. Vividos os últimos dias dos vinte, tudo agora será diferente: o olhar, o gesto, o pensamento. E os momentos? Esses terão um outro sabor. É chegada a hora de ser adulta como nunca? Não, vou querer ser mais criança. Os sonhos serão menores? Não, irei buscar aqueles que, por relapso, ou medo, deixei de escanteio. 

Viverei intensamente, cada momento de uma vez, sem desesperos. Darei mais risadas, mais beijos e mais abraços. Falarei mais vezes "tô nem aí" e adotarei a filosofia do viver e deixar viver. Menos cobranças e menos, bem menos, expectativas. É que não deixarei de viver o hoje, meu presente, pelo incerto amanhã.  É fundamental ter planos e sonhos, isso também faz parte do pacote felicidade. Só não adiarei o meu bem estar e a minha alegria para quando eles acontecerem.

Irei andar mais de bicicleta (preciso comprar uma, urgente!!!). Observarei mais o céu, as borboletas e brincarei mais com os meus cachorrinhos. Estarei mais em contato com Deus. Farei mais do que nunca tudo o que me faz muuuito feliz e eu poderia levar algumas horas, e inúmeras linhas, descrevendo tudo o que me preenche. Mas, por ora, aqui já está bom.

A vida também é feita de erros e muitos aprendizados. E ainda que eu viva 500 anos, continuarei errando e aprendendo, pois a vida, meu caros, é um eterno aprendizado. Sabedoria é o que eu peço para conduzi-la. Vendo uma recente entrevista do Gianecchini, ele falou algo muito verdadeiro, os erros, muitas vezes, são tão fundamentais quando os acertos. De fato, eles são essenciais para que se cresça, amadureça, se torne uma pessoa melhor. Arrependimentos? Alguns, não vou negar. Seria insano dizer que não.

Agora, acaba de me passar pela cabeça o quanto somos mutantes. É impressionante nossa capacidade de transformação e superação. Se eu pegasse a Izabel de 20 e colocasse ao lado da Izabel de 30 seria possível identificar duas pessoas completamente diferentes. Sou muito mais eu hoje, porque estou muito mais em paz comigo e com o mundo. Tenho mais consciência dos passos que dou, dos caminhos a serem trilhados, embora viva num dilema eterno. E se a cada dia estou melhor, anseio pelos 40. Enquanto isso, vou vivendo plenamente os 30.

O melhor está por vir, isto é, ele já está acontecendo!!!


Um brinde aos 30!!!

Obs. O título desse post foi em razão de um e-mail encaminhado pelo meu amigo Jailson, no qual ele dizia para eu me virar nos 30. Rsss! Ok, amigo, eu irei me virar e muito bem, viu? Rsss.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Bob Dylan

Nem sei se deveria fazer esse post, rsss. Digo isso pelo receio de desapontar algumas pessoas, hehehe. Mas quando me propus a fazer um blog, foi com intuito de ser eu, de expressar o que sinto, de registrar as minhas impressões sobre o que vivo, agregando informações e proporcionando uma troca de ideias.

Dia 17 passado aconteceu o show do Bob Dylan em Brasília. Já disse aqui que meu gosto musical foi influenciado pelo meu irmão. E, portanto, desde cedo, aprendi a apreciar as músicas de Bob Dylan. Adoooro!!! Sempre gostei muito. Confesso que meu conhecimento em relação ao trabalho dele é bem restrito aos grandes sucessos, o que certamente implicou na minha opinião a respeito do show. Confesso, ainda, que nunca tive curiosidade a respeito de sua personalidade e comportamento, o que também contribuiu para que tivesse uma sensação um tanto quanto frustrante.

Estava super ansiosa por ver Bob Dylan. Idealizei um super show, onde ele cantaria todas aquelas músicas que sempre me tocaram. O show começou pontualmente, Bob Dylan entrou, começou a cantar, e lá se foi, música por música, e nada de um Hello, um Thanks. Interatividade zero. Sem conhecer muitas músicas, eu fiquei lá vendo o show passar, que se findou depois de uma hora e meia. E quando se tocou alguns dos grandes hits, foi difícil reconhecer. É, é isso mesmo. Eu não gostei do show e saí de lá super frustrada. Meus amigos que foram e meu irmão adoraram. Quem visse meu irmão, não teria dúvidas de que ele era a pessoa que mais estava curtindo, rsss (figura total!). 

Bob Dylan é de fato excêntrico, não curte bajulações, é muito na dele mesmo. Disse meu irmão que ele costumava fazer shows de costas para o público.  Eu hein! Rs. Pesquisando um pouco sobre ele, encontrei uma frase dele, que reflete bem sua personalidade:  "O fato de você apreciar as minhas canções não quer dizer que eu lhe deva alguma coisa". Ok! Tudo bem, já que é assim, rsss.

Famoso pela suas letras engajadas, tidas como músicas de protesto, passeando entre o folk music e o rock, Bob Dylan já lançou 45 albúns e já vendeu milhões de discos.

Apesar de todo o relatado e de a voz rouca de Bob Dylan (não estava nada boa), o show não foi de todo ruim, rsss, a banda é excelente!!! Valeu a experiência, mas, de agora em diante, confesso que ficarei restrita aos CDs, nada mais de shows de Bob Dylan, rsss. Pretendo conhecer melhor seu trabalho, que, sem dúvida alguma, é fantástico!!!

Foi impossível tirar fotos do palco, registro as fotinhos com as amigas. : )











Eita Alê (minha amiga-irmã), só deu você nas fotos, hahaha!!!

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Paixão por Brasília

Não poderia deixar que o aniversário de Brasília passasse sem um post. Essa é a minha cidade, o meu lugar e é aqui que vivo e sinto a vida, o amor, a alegria. É nessa cidade plana, no meio do cerrado, que me emociono, sonho e busco novos caminhos.

Brasília não tem mar, não tem esquina, não tem sotaque, não tem a identidade de um povo único. Ela tem apenas um céu que é o próprio oceano, um concreto que criou formas, as mais lindas, nas mãos de Niemeyer, um povo que se fez de todos os cantos do Brasil. E por apenas isso - ou tudo isso - ela é um símbolo de esperança.

Brasília é feita de um povo trabalhador, que aqui se aventurou em busca de uma vida melhor. Somos frutos de sangue guerreiro, de gente que sonhou e acreditou.

Brasília são como os ipês que enfeitam a cidade na seca. Tal qual o misto de cores dos ipês,  a capital do país é um misto do Brasil. Primeiro somos nordestinos, sulistas, goianos, nortistas, para depois sermos Brasília. E uma vez amparados por esta cidade, somos como as folhas dos ipês, que caem para que as flores brotem. Desfazemos-nos  dos bairrismos, dos preconceitos, em busca de uma identidade única, deixando, assim, que a brasilidade brote, floresça e frutifique.


Parabéns Brasília!!!

Cabaret

Não iria ao Rio sem viver um pouco da vida cultural. O amor pela arte grita, não fala, muito forte dentro de mim. Como estava passando o mais novo espetáculo de Cláudia Raia, Cabaret, aproveitei para conferir. Adoro musicais e acho a Cláudia incrível, assim que soube que ela estaria no Rio no mesmo período da minha viagem, comprei os ingressos. Pois bem, lá fui eu. 




 
Cabaret é um espetáculo da Broadway e foi estreado em 1966, sendo um grande sucesso. Pelo que andei lendo, Cláudia Raia sempre sonhou interpretar a problemática Sally Bowles e ela mergulhou de cabeça no projeto, dando pitaco em tudo. Também tem dedo de Miguel Falabella no espetáculo, que foi convidado por Cláudia para fazer a adaptação de textos e músicas. 





Não é nenhuma novidade, Cláudia é tida como uma artista completa: canta, dança e interpreta, tudo ao mesmo tempo e de forma brilhante. Com 45 anos, seu corpicho faz inveja a qualquer mocita de 20 anos. Inclusive, ela fica muito tempo do espetáculo com as nádegas de fora, hahaha! Quem aí pode ser dar a esse luxo, hein? Rs.





Um dos pontos fortes do espetáculo, na minha humilde e desimportante opinião, foi a interpretação do Jarbas Homem de Mello (e que homem, viu! Rsss), que faz o papel do Mestre de Cerimônias. Ele mandou muito bem!!! Assim, eu gostei do espetáculo, mas não amei de paixão. O figurino é lindíssimo, as interpretações são ótimas, contudo, a história é meio deprê (Cláudia fez questão de dar um ar mais denso e menos alegre) e as músicas não são tão encantadoras. Conclusão, é um bom espetáculo, mas não me encantou.

O espetáculo ficará no Teatro Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro, até junho.

Obs. Enquanto escrevia esse post, estava com a TV ligada e passava uma matéria - sei lá em qual canal - sobre os grandes musicais do cinema. Um dos citados foi o Cabaret, que virou filme. Pareceu ser bem interessante. Fiquei curiosa para assisti-lo.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Para comer e curtir no RJ

Acho que o Rio é uma das poucas cidades do mundo em que se pode desfrutar de quase tudo: praia, lagoa, vida gastronômica, cultura, baladas etc. Como não amar uma cidade que se pode viver um pouco de tudo?

Para começar bem o dia, há lugares maravilhosos para se desfrutar um bom café da manhã. A Confeitaria Colombo no Forte de Copacabana (com um visual lindo) e o Cafeína (Ipanema e Copacabana) são ótimas opções.

Forte de Copacabana:

Para quem for fazer um lanchinho na Confeitaria, não deixe de pedir a torrada americana, uma delícia.









Imagine tomar um café da manhã com essa vista. Não é divino?


Obs. O Forte só abre às 10 horas.


Cafeína:












Para almoçar ou jantar, há diversos restôs sensacionais, só que eu irei falar de um que ganhou o meu coração. Sim, uma boa comida é capaz de nos emocionar, de nos fazer apaixonar, de nos deixar com os olhinhos brilhando. O restô em questão é o CT Boucherie, do famoso Chef Claude Troigros. MA-RA-VI-LHO-SO!!! É um ambiente simples, pequenino, lembrando um açougue (boucherie significa açougue) com seus azulejos brancos. É um restô de carnes, mas tem opção de peixe também. Já experimentei por lá o cordeiro, o pato e o chorizo. É tipo algo que beira a perfeição. Os acompanhamentos funcionam no sistema de rodízio, cada um mais maravilhoso que o outro. Lembro-me de ter comido lá um purê de cenoura com gengibre, de outra vez foi um de maça com maracujá, todos extremamente saborosos. Já comi também um chuchu gratinado (dos deuses!!! - lembrei agora da minha amiga Malu, que acha chuchu muito sem graça, rs), uma farofinha de alho com um pão japonês, ratatouille, arroz maluco, e tantas outras coisas tão, mas tão deliciosas, que só indo pra saber.





Para o fim do dia e noite, tem um barzinho bem badalado no momento: o Astor. Gente bonita e ótimos drinks!





E pra curtir um pouco de samba ou, quem sabe, um pouco de balada, a opção é o Rio Scenarium na Lapa. Acho esse lugar fantástico! O lugar é muito incrível, cheio de antiguidades, muitos objetos na parede, coisas fascinantes. 




O Rio Scenarium possui três andares, em um andar sempre tem um grupo fazendo uma roda de samba, em outro andar tem boate, e no outro tem mesinhas só pra ficar sentado batendo um papo.





Fotinho da Lapa:





O Rio tem tudo isso e muuuuito mais!!!

domingo, 15 de abril de 2012

O Centro do RJ

Passear em um centro de uma grande cidade pode parecer bizarro, mas em se tratando do Rio de Janeiro, isso não procede. Claro, são mil e uma pessoas andando pra lá e pra cá, uma correria sem fim, tumulto, violência, não podemos negar os fatos. Mas, há algo que vai muito além disso, são prédios, lugares que contam a história da cidade maravilhosa e encantam. Ainda tenho muito o que explorar no incrível centro do RJ, mas, enquanto isso, vou registrar os lugares que já fui e que acho super válido de se ir.

O Theatro Municipal (com th mesmo) é lindíssimo!!! A visita tem que ser programada, pois só tem três horários em alguns dias para visitação e, detalhe, o número de pessoas é limitado. Olha, foi uma verdadeira peleja, mas valeu o sacrifício. A visita é guiada e tem um vídeo explicativo a respeito da restauração pela qual o Theatro passou. Muito interessante! Já aprendi que uma visita a um lugar histórico ou a uma exposição fica muito mais enriquecedora quando há guias explicando o porquê de cada coisa.






O Theatro foi inaugurado em 1909 e é a única instituição cultural brasileira a manter coro, companhia de ballet e orquestra sinfônica.





Atenção para os camarotes, tudo muito clássico e lindíssimo.



Mais fotos:






Outro lugar gostoso de se visitar é o Centro Cultural Banco do Brasil. É um prédio super bonito, sempre tem alguma exposição, portanto, gosto muito de dar uma passadinha por lá.






Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro (não consegui fazer boas fotos, por isso as busquei no google, rs):









Um outro encanto do centro é a Confeitaria Colombo, com seus enormes espelhos e com todo o charme e elegância da belle epoque. Lá não é "o lugar" para se comer, mas é "o lugar" para se visitar (não se pode ter muitas pretensões gastrônomicas, o bom é sentir toda a delicadeza e encantamento do lugar). Além de ser tradicional, é um dos pontos turísticos mais visitados do Rio.  Está aí um lugar imperdível no Rio de Janeiro, seja pela sua história ou pelo beleza do ambiente. A emoção toma conta quando se desfruta a Confeitaria ao som de piano. Parece que agora só tem pianista a partir das 18 horas. Uma pena! Deveria ter o dia inteirinho. Sei também que aos sábados é servida uma feijoada, ainda não experimentei.
Lembro de ter tirado algumas fotos bem interessantes há alguns anos atrás, mas não sei onde elas estão, rs. Sendo assim, peguei as do próprio site da Confeitaria.










Quem ler esse post há de concordar comigo que o Centro do RJ é surpreendente, não é mesmo?






sexta-feira, 13 de abril de 2012

Ceviche!

Meu amado Blog,

Enquanto não vem o restante dos posts do Rio, segue uma receitinha delícia de ceviche. Ah! Hoje é o dia do beijo, muitos smacs pra vc e pra todas as pessoas lindas da minha vida!!!

Como gosto de honrar quando digo que irei fazer alguma coisa (vide o post do Soho), segue o passo a passo de como elaborar um ceviche. Já expressei aqui minha paixão por essa iguaria peruana. Em uma reunião com a minha tchurma que adora se reunir para comer, beber e gargalhar, resolvemos fazer de entrada um ceviche. Alguns não conheciam e adoraram!

Patrimônio cultural do Peru, o cebiche (como é chamado por lá), é caracterizado por ser marinado no limão ou alguma outra fruta cítrica, como lima e laranja. É preciso, portanto, espremer muuuitos limões!!!





Resolvemos fazer um ceviche com leite de tigre. Pegamos a receita, fizemos algumas adaptações e mandamos ver. A receita original é essa aí:

  • 500 ml de caldo de peixe
  • 200 g de aparas de peixe
  • 1 l de suco de limão
  • 250 g de salsão picado
  • 50 g de alho
  • 40 g de gengibre picado
  • 120 g de cebola picada
  • 10 g de coentro picado
  • 10 g de pimenta dedo-de-moça picada
  • sal a gosto

 Uma das amigas havia feito peixe em casa nesse dia, então ela reservou um pouquinho do caldo pra gente fazer nosso leite de tigre. Não tínhamos aparas. Não colocamos um litro de suco de limão (é demais!!!), também não usamos salsão. Usamos o gengibre (nada em excesso), mas ele dá um toque muito especial. Sou muito fã de gengibre, amo! Abusamos do coentro. Não tínhamos pimenta dedo-de-moça, usamos a do reino mesmo. Olha, ficou muuuito bom!!! Basta colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater. E depois colocar o peixe cortado em cubos para marinar um pouco.


Usamos salmão e atum. O robalo cai muito bem, mas não encontramos, uma pena! Pode-se colocar polvo e camarão também, fica uma delícia! Olha, não é muito fácil conseguir filé de peixe fresco. Ligamos em algumas casas especializadas e só havia filé congelado. Aí não rola. Acabamos comprando no Extra e deu super certo! Sissi foi a cortadora oficial dos peixes, mandou muito bem! É bom ter uma faca específica para cortar peixe. Eu comprei o kit para sushi.









O do segundo round temperamos com o limão, um pouco de gengibre, sal, pimenta e coentro. Também ficou ótimo! Há várias receitas de ceviche, é um prato que dá pra se reinventar de vários formas, basta ter criatividade na hora de usar os temperos.








As fotos não ficaram lá essas coisas. Ceviche é super fácil de fazer e é extremamente delicioso!!! Uma brincadeira super divertida e saborosa para os encontros com os amigos.