quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Flores Raras

É simplesmente maravilhosa a sensação que se tem ao sair do cinema depois de assistir um grande filme. Ainda mais quando esse filme é poético, sensível e nos conta uma história de amor baseada em fatos reais.




O filme conta o romance entre Elizabeth Bishop, norte-americana, considerada uma das maiores poetas da língua inglesa, e de Lota de Macedo Soares, arquiteta brasileira e uma das idealizadoras do Parque do Flamengo (considerada grande arquiteta e paisagista apesar de nunca ter cursado universidade). 

Elizabeth era uma mulher frágil, tímida, introspectiva e não muito bem resolvida com o seu trabalho. Angustiada com a vida que estava levando, resolve, então, fazer uma viagem pelo mundo e a sua primeira parada foi no Rio de Janeiro, onde iria passar apenas alguns dias. Ficou hospedada na casa de Lota, amante de uma grande amiga de Elizabeth. Então que as duas - Elizabeth e Lota - se apaixonam e o que era pra ser apenas alguns dias tornaram-se 17 anos. Lota, por sua vez, é uma mulher forte, autoritária, que não se submetia às convenções sociais.

O filme narra a história de amor dessas duas grandes mulheres paralelamente ao trabalho que as duas realizaram. Grande parte das poesias de Elizabeth foram feitas em Petrópolis, onde morava com Lota. O filme conta ainda as adversidades vividas pela poeta quando criança e a repercussão que isso teve em seu trabalho.

Dirigido por Bruno Barreto, o filme narra ainda o período político vivido pelo Brasil na década de 60, o golpe militar e as impressões de uma norte-americana sobre o comportamento passivo dos brasileiros, o que é muito interessante.

Com Glória Pires e Miranda Otto, o filme é belíssimo e o que achei mais interessante é que não há nenhum engajamento com a homossexualidade. O filme conta a história de amor entre duas mulheres de forma muito natural, tranquila, sem querer levantar qualquer bandeira. Ponto forte do filme é a interpretação incrível dessas duas atrizes e não duvido nada que role indicação pro Oscar como melhor atriz. Merece!!!

Segue um lindo poema de Elizabeth, que faz parte do contexto do filme:


A arte de perder


“A arte de perder não é nenhum mistério;
Tantas coisas contêm em si o acidente
De perdê-las, que perder não é nada sério.
Perca um pouquinho a cada dia. Aceite, austero,
A chave perdida, a hora gasta bestamente.
A arte de perder não é nenhum mistério.
Depois perca mais rápido, com mais critério:
Lugares, nomes, a escala subseqüente
Da viagem não feita. Nada disso é sério.
Perdi o relógio de mamãe. Ah! E nem quero
Lembrar a perda de três casas excelentes.
A arte de perder não é nenhum mistério.
Perdi duas cidades lindas. E um império
Que era meu, dois rios, e mais um continente.
Tenho saudade deles. Mas não é nada sério.
– Mesmo perder você (a voz, o riso etéreo que eu amo) não muda nada. Pois é evidente
que a arte de perder não chega a ser mistério por muito que pareça (Escreve!) muito sério. “

Filme excelente!!! Uma grande produção nacional.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Villa Tevere

O Villa Tevere é como um bom filme clássico: sempre agrada! Tive um jantar delicioso dia desses lá. Já falei dele aqui no blog. Fui em plena quarta-feira e estava super movimentado. Quando a Casa manda bem, não há tempo ruim. 

Pra dar início aos trabalhos, fomos em um vinho que eu amo: o Clava Quintay Pinot Noir. Um vinho leve, sem muitos taninos, fácil de beber e simplesmente delicioso!!! Como eu amo um bom vinho... Sempre!




De entrada, fomos na Insalata Rustica (hortaliças frescas do dia, cenoura em fios, tirinhas de presunto cru tipo parma, azeitonas portuguesas e torradas com queijo brie ao forno) e no Couvert (cesto de pães, azeitonas, abobrinha e beringela). Hummmm! Muito bom. A torradinha com queijo brie estava divina! E no couvert tinha um cream cheese com castanhas, que estava bem bom! Muitas vezes não vou de entrada, principalmente em almoços, que costumam ser mais rápidos. Além do mais, acabo evitando, porque sempre fico tão satisfeita, que nem usufruo do prato principal direito. Mas, em um jantar, com um vinho, em um momento especial, sem pressa, apreciando o bom da vida... Entradinhas sim, por favor! Rs.






De principal, fui de gnocchi al burro & sálvia (nhonque de aipim com manteiga e sálvia servido com picadinho de filé ao vinho). Um prato bem reconfortante, sem sabores intensos, nada extraordinário, mas muito saboroso! Uma boa pedida.








As amigas foram de Filetto Jazz Itália (medalhões de filé mignon ao molho reduzido da própria carne, vinho madeira, porto e pimenta verde; servido com risoto de queijo suíço, cebola e bacon levemente caramelizados e alho-poró crocante). Eu experimentei e esse prato estava simplesmente MARAVILHOSO! Veio diretamente do céu!!! Que delícia!!! Amei!!! A cebola caramelizada deu um toque muito especial juntamente com o alho-poró.






De sobremesa, fomos de banana flambada. Muito bem feita! Tinha um toque de canela, que caiu super bem.



A noite estava tão descontraída, a conversa animada, que ainda fomos de limoncello (licor de limão, bebida típica italiana). Muito saboroso, já andei experimentando outros por aí e o do Villa Tevere faz muito bonito.


 

Pra quem quer ter seguramente uma noite saborosa, desfrutando de pratos muito bem feitos, em um ambiente muito agradável, o Villa Tevere é uma ótima opção!

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Santé 13: descolado, gostoso e preço excelente!

Não, eu não estou sendo paga pra fazer propaganda, hahaha! Mas, é isso mesmo, o Santé 13 caiu na minha graça em razão de todos os adjetivos do título do post. Com um ambiente requintado e ao mesmo tempo descolado, com direito a almoço/jantar no meio da natureza, com vista para o Parque Olhos D'água (que eu amooo!!!), esse restô, localizado na 413 norte, que nem tem um ano, está fazendo muito bonito! Ótimas opções, um cardápio variado e muito interessante, do tipo que nos deixa em dúvida total, hehehe, naquela situação "quero experimentar todos, por favor", rsss.

Recentemente, estive em um almoço (não tirei fotos) que me agradou em cheio. Eles têm algumas opções só para a hora do almoço. Eu fiquei de olho no filé au poivre vert. O acompanhamento era batata rosti, eu acho.. enfim, era uma batata, rs! Só que euzinha queria o acompanhamento do peixe, que era um risoto de limão siciliano. Gentilmente, o garçom disse que não teria problema nenhum atender ao meu pedido. AMO ser bem atendida e essa atenção/zelo/ cuidado com o cliente é TUDO!!! Isso cativa meeesmo. Ficou perfeita minha combinação e cada garfada foi dada com os meus mais sinceros agradecimentos a Deus pela oportunidade de saborear uma comidinha tão maravilhosa. Sim, eu sou grata a Deus. Obrigada, Senhor!!!

Na hora do almoço, tem o picadinho, que vem muito bem servido. Um dos amigos na mesa pediu e ficou pra lá de satisfeito. Parecia delícia!!! Uma amiga foi de risoto de alho poró com filé ao molho de cranberry. Ela super aprovou! O outro amigo pediu um prato que levava carne de porco, não me lembro de maiores detalhes, mas me lembro bem dele ter dito que poderia estar um pouquinho melhor temperado, estava meio sem sal. :(

Não tem como não ser sucesso: comidinha deliciosa + preço honesto + ambiente agradável + bom atendimento! Essas são as razões da Casa estar sempre lotada, com uma ótima vibração!

Tenho fotinhos de um jantar que fui com uns amigos uns meses atrás. Foi uma noite maravilhosa, saborosa e divertida! :)



Esse foi meu prato, nem me lembro o que era exatamente... kkkk... Mas me lembro que estava bem bom!!!


Esse dia, minha amiga não estava muito bem do estômago e pediu uma comidinha bem leve: frango com purê (de não sei o quê, rs). Lembro-me que ela disse que o frango estava meio sem gracinha, sem sal. Quando a carne vem sem molho, é importante caprichar mais no tempero da carne, né não?


Meu amigo, criança de tudo (kkkk), não estava com fome e pediu a opção Kid só pra disfarçar... kkk.. E não eh que veio caprichadinho... Ele aprovou!

Está aí uma opção maravilhosa pra quem quiser viver um almoço ou um jantar descontraído com os amigos ou com o love, sem gastar horrores e desfrutando de muito sabor! É sucesso!!!

domingo, 4 de agosto de 2013

Edukators! (Perdi o fôlego...)

Um dos melhores espetáculos dos últimos tempos! Sem dúvida, está entre os melhores que já assisti. Essa incrível e impactante peça teatral é baseada no famoso e premiado filme Edukators (Alemanha, 2003). Não assisti ao filme ainda, não sei se ele surpreende tanto quanto a peça. Provavelmente. Não tenho nem palavras pra descrever o quanto a peça é instigante, reflexiva, grandiosa. Um espetáculo extremamente bem montado e envolvente! 




A peça conta a história de 2 jovens que protestam contra a sistemática do capitalismo, invadindo casas de milionários de forma pacífica, sem roubar nada, apenas mudam os móveis de lugar e deixam a seguinte mensagem: "Seus dias de fartura estão contados". A namorada de um deles, vivida pela brilhante Natália Lage, está endividada por ter batido em uma Mercedes de um milionário. Revoltada com essa situação, ela e o amigo do namorado resolvem invadir a casa desse milionário e aí começa toda a trama: os 3 jovens com o ricaço!

A peça expõe os dois pontos de vista - dos jovens que querem mudar o mundo e do milionário -, nos fazendo refletir sobre a dinâmica do capitalismo, sobre nossas escolhas frente a isso. Os diálogos são profundos, altamente reflexivos e inspiradores. Eu perdi o fôlego de tão impactada que fiquei... Emocionante... Demais!!!!!!

Além da Natália Lage, a peça conta com os atores Pablo Sanábio, Edmilson Barros e Fabrício Belsoff, todos excelentes!!! Queria muito assistir novamente de tanto que amei, pena que esse foi o último fim de semana em Brasília. Espero que eles voltem o quanto antes pra mais uma temporada.

Em tempos de manifestação, a peça, por mera coincidência com o momento vivido no Brasil, demonstra a indignação da juventude com o sistema. Fala, ainda, sobre a exploração da força de trabalho e da importância de reivindicar contra as injustiças sociais. Esse espetáculo não presta apenas um serviço à arte, mas à sociedade ao propor uma reflexão sobre as consequências vividas pelo capitalismo selvagem.

E a trilha sonora? Maravilhosa!!! Olha, essa peça é perfeita em todos os aspectos. 

O desfecho é surpreendente e nos propõe uma reflexão que pode sair do contexto coletivo e entrar pra esfera individual: "Algumas pessoas nunca mudam". Verdade e, ao mesmo tempo, triste!

Outras frases pra parar e pensar:

"Como toda boa revolução, o amor tirar as coisas de seus lugares"

"Cada coração é uma célula revolucionária"

"A liberdade possui muitos desafios e a democracia não é perfeita, mas não se pode ter que construir muros para manter as pessoas unidas"




 Fotinho minha com as amigas e os atores :) 






quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Os 10 melhores filmes!

Esse post foi totalmente inspirado em um post do blog do Zeca Camargo. Assim como ele, também vou fazer a brincadeira de listar os 10 melhores filmes na minha opinião. Apesar de amar a sétima arte, ainda não assisti muitos dos grandes clássicos. Portanto, essa minha lista não tem a intenção de dizer nada, a não ser a de registrar os 10 filmes que mais me marcaram. E como tudo sobre o que escrevo aqui no blog é totalmente despretensioso, sem qualquer conhecimento técnico, esse post, assim como todos os outros, é por afeto, isto é, quem me lê, já sabe... Tem a ver com o que sinto, com o que mexeu com a minha alma.. É extremamente pessoal... Minha opinião sobre filmes, música, gastronomia tem a ver única e exclusivamente com o meu gosto e, como somos todos um universo em si mesmo, tem a ver também com as minhas memórias, minhas experiências, minha natureza, meu pensar... Nesse contexto, não há verdades, certo ou errado (que fique claro!!!). Há apenas o que eu sinto, uma troca de vivências e a minha vontade de registrar as coisas que são tão eu...

Quando fui listar os meus 10 filmes, pensei naqueles que não me canso de assistir, que vou sempre amar ver quantas vezes for. Pode ser que alguns que eu tenha amado profundamente tenham sido esquecidos e eu até prefira mais aos que listei por ora... Mas, é o que temos pra hoje, rsss. Bem, vamos lá!


1) TOMATES VERDES FRITOS  

Esse, sem dúvida, é o meu filme preferido! É uma produção de 1991, acho que o assisti com uns 14 anos e, desde então, já assisti umas trocentas vezes. Uma história sobre afeto, coragem, amizade e superação. É um filme que nos faz acreditar que podemos fazer mais por nós mesmos, só basta ter coragem. Além disso, aborda questões como racismo, machismo e a mudança do papel da mulher na sociedade. É uma produção ímpar, que encanta, não tem como não se emocionar! Sim, o elenco é impecável: Jessica Tandy, Kathy Bates, Jessica Tandy e Mary Stuart Masterson.

2) VANILLA SKY

Com Tom Cruise e Penélope Cruz, esse filme não é dos mais fáceis. Foi preciso assisti-lo umas três vezes para compreender completamente, rs. Que filme incrível, não tem nada de convencional... E eu sou muito apaixonada pela história... O que me fez deixar tão encantada nesse filme? Algumas frases soltas, os olhares, a música... É uma refilmagem, não assisti ao primeiro, nem tenho curiosidade, rs. É que amo tanto, tanto essa versão, que estou por demais satisfeita assim, rs. E olha que legal, achei um site que tem frases de filme: olha aqui as do Vanilla Sky!

3) CASABLANCA

O que seria do cinema sem as grandes histórias de amor? De 1942, Casablanca é um clássico e dos mais lindos! Ele demonstra o que o amor verdadeiro é capaz, a nobreza desse sentimento em sua mais pura essência, sem egoísmo. Música linda... Esse filme pode entrar pra série Imperdíveis, rs.

4) E O VENTO LEVOU...

Eu sou apaixonada por esse filme. Lembro-me que antigamente - há não muito tempo, rs - a Globo sempre passava no fim de ano e eu sempre assistia, amava!!! Rsss. Sem maiores comentários, quem nunca ouviu falar de Scarlet Ohara? E eu tenho essa frase pra minha vida: "Por pior que seja a noite, amanhã será outro dia".

5) A CASA DOS ESPÍRITOS

Baseado no livro de Isabel Allende. Graças a esse filme que conheci essa maravilhosa escritora chilena. Amei tanto o filme, que fui correndo ler o livro e acabei lendo outros da minha xará. :) É um grande filme! Com Meryl Streep, Glenn Close, Jeremy Iron, Winona Ryder e Antonio Banderas. O filme não aborda apenas crenças espíritas, ao contrário, esse é só um pano de fundo, a história aborda muitas outras questões, incluindo o golpe militar de 1973 do Chile. É também da série Imperdíveis, rsss.

6) KILL BILL 2

Por incrível que pareça, apesar de o filme todo ser lutas e mais lutas, muito sangue e pancadaria, eu sou fascinada pela história. A personagem principal, interpretada por Uma Thurman, é uma mulher forte, disciplinada e determinada. Sua perseverança me encanta. Gosto desses personagens incansáveis, invencíveis! Uau! Rs.

7) O SEGREDO DOS SEUS OLHOS

Cá entre nós, não contem pra ningúem, mas eu adoro os filmes argentinos, rsss. Sendo bem honesta, acho as produções argentinas bem mais interessantes que as brasileiras. Se alguém sair por aí falando que eu disse isso, eu nego até a morte, hahaha! Então, essa produção argentina é impecável, surpreendente! Filme maravilhoso do começo ao fim.

8) O SEXTO SENTIDO

Lembro-me que assisti duas vezes no cinema de tanto que gostei. E me marcou muito por conta do desfecho, é o tipo do filme que não dá pra imaginar o final e fazer isso de forma coerente é digno de aplausos. 

9) JURASSIC PARK

Foi um filme que me marcou muito, pelos efeitos especiais, pela emoção. Deu muita vontade de estar lá dentro do filme, vivendo tudo aquilo, exceto pela sensação de ter um dinossauro correndo atrás de mim. kkkk.

10) COMO PERDER UM HOMEM EM 10 DIAS

Sim, eu AMOOO comédias românticas e não poderia deixar a minha preferida fora dessa minha listinha. Minha irmã e eu amamos esse filme e já assistimos um milhão de vezes. :)

Bem, esses são os meus 10 filmes preferidos! Já assisti várias vezes todos esses filmes e, como já disse, não me canso de assisti-los, hehehe. E viva o cinema!!!