Em abril deste ano, estive na Praia do Forte, Bahia. Lugar mágico, delicioso, porque litoral igual ao da Bahia não há. Sim, é o meu preferido. Lindo demais! E se tem um lugar nesse mundo onde sou intensamente feliz, sem parênteses, de corpo e alma, esse lugar é pertinho do mar! Uma paixão. E é vivendo o mar, olhando pro oceano, sentindo a água salgada, pisando na areia, avistando o horizonte, que me sinto muito perto de Deus, da minha grandiosidade - ou pequenez - enquanto ser humano.
Sim, mas voltando ao post, o assunto em questão é o restô da famosa Chef Tereza Paim: Terreiro da Bahia. Deixei pra ir conhecê-lo justamente no último dia de viagem. Depois de curtir uma praia, fomos almoçar, lá por volta das 16 horas. Assim que chegamos ao restaurante, estranhamos o fato de estar vazio, porque apesar de estarmos viajando em baixa temporada, o pequeno vilarejo do litoral norte estava relativamente movimentado, com muitos turistas. E um restô com tanto gabarito, não era pra estar vazio, né? Pois então vem apressadamente a gerente nos avisar que estavam com um problema no gás e, portanto, não poderíamos ser atendidos. Hã? Como assim? Fiz uma cara horrível, tamanha minha decepção, rs. Como boa argumentadora, fui questionando: O restaurante não vai abrir hoje? Como assim? Estou indo embora amanhã, queria demais almoçar aqui...
Pausa para momento reflexão gastronômico. Quem é amante da gastronomia, pesquisa com carinho e muito cuidado os restaurantes do destino da viagem, bem como a culinária típica. É um verdadeiro ritual! Muito prazeroso, por sinal. Assunto levado a sério. É um fetiche! Rs. Apesar que, a depender de quem é a companhia da viagem, não dá pra levar tão a sério assim. Daí o jeito é conter as emoções, viver outras coisas e ser feliz do mesmo jeito!!! Rsss.
Voltando à história, a Gerente se comoveu com a minha lamúria e ligou pro técnico que estava vindo de Salvador... E não é que o bichinho estava chegando na Praia do Forte. Ufaaa! O outro dilema era saber se ele ia conseguir resolver o problema. Os santos ouviram minha prece e o fofo resolveu em dois minutos. Felizzz!!! Minha oração é forte, minha gente! Mexe comigo não, hahaha!!!
Chega de conversa fiada e bora curtir as fotos desse restô, que é 100% sustentável, feito de materiais de demolição e o mobiliário é de re-uso:
Adoro lugares coloridos, que transmitem vida, alegria!!!
Passados uns meses, não vou me lembrar com propriedade sobre os ingredientes de cada prato. Mas, o que eu senti, isso eu me lembro muito bem!
Eu fui num peixe - que não me lembro mesmo qual era - com crosta de castanha de caju com legumes grelhados. Assim, estava ok, mas nada excepcional. Na verdade, esperava bem mais. O menu tinha várias opções que me despertaram muita curiosidade e esse que escolhi foi fortemente indicado pelo atendente. Bem... paciência!
Meu amigo foi de moqueca. E eu dei várias garfadas, hahaha. Essa sim estava DIVINAAA! Awwnnnn... que coisa maravilhosa, Senhor! Obrigada, meu Deus! Obrigada, Bahia! Obrigada, Azeite de Dendê! Obrigada, Tereza Paim! :)
E de sobremesa fomos de pudim de tapioca (era esse o nome? Acho que sim... kkkk) com calda de espumante. O pudim foi maçaricado ali na nossa frente. Aprovada!
Apesar dos contratempos, fomos felizes! E viva a Bahia!!!