quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Taypá

Tem uns três meses que fui ao  Taypá (e só agora estou fazendo o post, pois é, rs) para um almoço tranquilo, feliz, com a única intenção de aproveitar o dia... Já fiz post sobre esse restaurante peruano, que eu adooooro!!!

A entrada foi o trio de ceviche. Você escolhe três opções desta adorável iguaria peruana, que vem em porções menores. É muito legal pedir o trio, pois é uma forma de conhecer mais as opções de ceviche e se deliciar com os sabores incríveis. E dá pra dividir tranquilamente.

As opções foram o nikkey (salmão fresco, teriaky, molho de ostras, leite de coco, abacate e leite de tigre), o de atum (atum fresco com leite de tigre, mel de maracujá e espuma de wasabi) e o misto (peixe fresco, polvo, lula, camarão com leite de tigre e pimenta amarela).




O nikkey é definitivamente o meu preferido, simplesmente delicioso. O de atum é muito gostoso, porém, como leva mel de maracujá, é meio doce e se torna um pouquinho enjoativo. Acho que não é uma boa opção para se comer sozinho, como única entrada. O misto também é uma delícia, a pimenta não se excede, muito agradável.

Como principal, a opção foi o Filet Taypá (400g de filet mignon grelhado com molho de cogumelos e extrato de ervas, servido de arroz cremoso e batatas quebradas fritas com cebola). Essa opção serve duas pessoas tranquilamente, até demais... deu até pra fazer uma quentinha pra levar pra casa, hehehe. :)



O filet estava com uma cara maravilhosa, executado no ponto correto. O sabor estava bom, mas poderia estar melhor. Faltou aquele tempero, aquele algo a mais, tão peculiar ao Taypá. Os acompanhamentos estavam ótimos. 

Mais um almoço agradável pra deixar a vida mais encantadora! E isso é um pouco de tanta coisa que amo viver... 


domingo, 6 de janeiro de 2013

É tarde, mas sempre há tempo!

Era tarde. Tarde ensolarada. Daquelas lindas, em que o sol brilha intensamente. Início de janeiro de 2013. E eu me peguei fazendo uma retrospectiva. Comecei a analisar as minhas mudanças, o que eu tenho aprendido, e me perguntei, talvez pela enésima vez: quem sou eu? O que quero da vida? Parei pra pensar sobre o que quero para esse novo ano, sobre quem eu quero ser.

Abre parênteses. Quando penso que já me encontrei, desfaço-me de todas as minhas certezas e tudo volta, mais uma vez, a ser incerto. Paira uma dúvida sobre meus gostos, minhas paixões, meus objetivos... até que ponto de fato sou eu ou tudo não é apenas uma construção do meio em que vivo? Fecha parênteses.

Sobre a retrospetica. Gostei do que vi, do que percebi em mim, do que aprendi e conquistei. Digo "conquistei" como ser humano, em termos comportamentais, intrinsicamente, meu olhar sobre a vida, minha forma de se relacionar com o mundo ao meu redor.

Descobri que as experiências até hoje por mim vividas contribuíram para que eu me tornasse uma pessoa mais tolerante, tranquila e em paz comigo mesma. Hoje lido melhor com as diferenças, com as opiniões alheias.

Descobri que aprendi a relevar mais, a brigar menos, a aceitar que não tem problema nenhum se as pessoas pensam ou agem diferente de mim. Ao contrário, comecei a ter gosto e curiosidade pelo que me era diferente e foi muito bom enxergar a vida pelos olhos dos outros. Ainda estou nesse processo, e confesso, como tem sido enriquecedor.

Descobri que adoro a minha companhia, de curtir a "solidão", que não é solidão, pois não se é só quando se tem a si próprio. E como é gostoso, quando estou comigo, pegar um livro, beber um vinho e escutar uma boa música. Ou, quem sabe, ficar escrevendo sobre as coisas da vida, ainda que não façam muito sentido, como agora o faço.

Descobri o quanto sofri à toa procurando nos outros ou nas coisas - nem bem ao certo saberia definir exatamente o que buscava -, enquanto em mim já existia o universo. E é tão maravilhoso quando a gente se descobre, quando sabemos qual é a nossa verdade, sem se intimidar com as verdades alheias. Afinal, não há modelos ou receitas para ser feliz. Receita até pode existir, mas cada um tem que descobrir a sua. Somos complexos, indivíduos. E um dos meus erros, dentre vários, foi tentar ignorar a minha individualidade.

Descobri que, embora tenha chegado a essas conclusões, irei me deparar volta e meia com esses mesmos dilemas, continuarei sofrendo e me angustiando com todos eles. Mas, com o passar do tempo, a gente vai ficando mais calejado, vai amadurecendo, vai aprendendo a lidar melhor com tudo isso. Ainda bem.

É tarde. Tarde da madrugada. Daquelas que o silêncio invade a alma. E tudo que desejo é que meu 2013 seja impregnado de momentos felizes, que eu alcance os meus objetivos, ou pelos menos que dê muitos passos em direção a eles. Que eu tenha muito sonhos e muita força de vontade para realizá-los. Que eu viva plenamente o amor e intensamente a simplicidade. Que o meu coração tranborde de alegria e que eu seja justa, correta e sábia. Que a minha família e meus amigos sejam tão felizes quanto eu desejo ser. Que o mundo avance em direção à paz, que as pessoas se respeitem e que todos tenham uma vida digna. Parece muito, né? Mas isso é o mínimo que eu posso desejar.

Às vezes, parece que é tarde para certos sonhos, pra realizar alguns desejos. E nos intimidamos com o tempo, nos preocupamos tanto em ser para os outros, quando, na verdade, queríamos ser um outro alguém, com uma outra vida. Aquele sentimento de "agora é tarde" pode nos aprisionar e nos deixar totalmente paralisados. Sempre acreditei que qualquer momento é hora pra virar a mesar e recomeçar, quantas vezes necessário for. Angustia-me mais a possibilidade de não ousar, tentar. Pode ser que seja tarde, que o tempo ideal pra ser fazer isso ou aquilo tenha ficado pra trás. Mas, e daí? Não somos nós o senhor do nosso tempo?

É tarde, mas sempre há tempo. Tempo para ser feliz, sonhar, conquistar e realizar. Que neste novo ano que inicia a gente tenha coragem pra dizer não pra tudo aquilo que não nos agrada e, principalmente, muitos sim pra tudo aquilo que queremos, que ficou esquecido, guardado ou abandonado. Que tenhamos coragem o suficiente pra buscar nossa real felicidade.

Um feliz 2013!!!