domingo, 22 de janeiro de 2012

Fotografia como Arte

Eu sou famosa por estar, em qualquer evento, com uma câmera fotográfica a tiracolo. Amo tirar fotos e também ser fotografada, ora bolas! Fotografia, também, é mais uma paixão! A vida é mesmo fantástica, tanta coisa pra gente se encantar, se apaixonar. Noto isso pelos temas desse blog: gastronomia, cinema, música, teatro, todas as artes em geral. Todos esses temas são verdadeiras paixões minhas. E dentro das artes, também se inclui a fotografia, apesar da divergência se ela é ou não arte. Eu não tenho dúvidas. Há aqueles que alegam que a foto não é arte por ser facilmente produzida e reproduzida. Não é bem assim não. A fotografia artística interpreta a realidade. O fotógrafo dá o seu olhar, o seu ponto de vista em relação a um determinado assunto ou momento. É a sua visão, a sua imprensão, e isso então não é arte, ora pois?

O que me fez escrever esse post foi uma matéria da revista Bravo!: Prestígio Dividido. Essa matéria abordou o fato de as pinturas estarem "disputando as paredes" de grandes museus com os quadros, numa demonstração de que as instituições e os colecionadores estão atrás dessa arte, que é extremamente contemporânea. Eu fiquei encantada com as fotos que vi nessa matéria dos fotógrafos brasileiros, verdadeiras obras de arte. Mostrei para a minha irmã e ela definiu bem: essas fotos evocam sentimentos. Isso mesmo.

Chamou-me muita atenção as fotos do paraense Luiz Braga, que tem seu Estado como fonte de trabalho. Postarei algumas, que busquei via imagens/google. Pra quem quiser mais informações sobre esse fotógrafo, acesse o site: http://www.luizbraga.fot.br/.






Nenhum comentário:

Postar um comentário