quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Momento Vinho

O vinho está entre as minhas bebidas favoritas, se não for a mais. O vinho surgiu da própria uva, não foi nenhuma invenção humana, isso devido à sua capacidade de autofermentação. Sábia uva, que nos presenteou com essa bebida forte, e ao mesmo tempo suave, marcante, impregnante, saborosa. Em razão da enorme variedade de uvas, bem como de suas qualidades, desenvolveu-se o hábito da degustação. Degustar vinho é uma arte, alguém duvida? Degustar nada mais é do que despertar todos os seus sentidos, analisando-os atentamente. Contudo, depois da análise técnica, é arte também, uma vez que é possível entrar em contato com a sua emoção, memória, imaginação. (Viajei? rs)






Ano passado, fiz um mini-curso na Associação Brasileira de Sommelier, que foi maravilhoso! Despertou-me vontade de fazer outros e de beber cada vez mais, de mergulhar nesse universo tão rico. É muito interessante conhecer a história dessa bebida, saber sobre a qualidade de cada uva, sobre as regiões, sobre onde cada uva se adapta melhor, sobre a harmonização - que consiste em saber qual vinho combina com cada tipo de comida, há alimentos que não combinam com vinho! Mas, o mais interessante mesmo é degustar o vinho, beber, beber e beber! Rs! Tenho um grupo sobre vinho no facebook e já tivemos a oportunidade de nos reunirmos para fazermos uma noite de degustação. Muito legal! Compramos vários vinhos, pegamos uma ficha de degustação no google (super complexa, por sinal, rs) e fomos analisando vinho por vinho. Olha, é um programa super delícia e divertido! Lembro-me de que gostamos bastante do Yellow Tail Shiraz, um vinho australiano de acidez baixa, adocicado, é o terceiro mais vendido no mundo.  Preço muito em conta, na faixa dos R$ 35,00.





Por falar em preço, engana-se quem pensa que vinho bom é vinho caro. Nada disso! Há vinhos excelentes com preços super acessíveis. Também engana-se quem pensa que para degustar vinho, tem que ser algum entendido. Os leigos também podem! E eu me incluo nessa categoria e me divirto muito. O importante é a gente se permitir fazer o que gosta, sem colocar obstáculos para tanto.



Meus livros da Coleção Folha O Mundo do Vinho
Momento curiosidade. Sabe qual é a diferença entre enólogo e sommelier? Enólogo é o especialista em técnicas de vinificação e produção de vinho. Ele fica na indústria, quer dizer, na vinícola, analisando a uva, a fermentação, é o responsável por todo o processo do vinho. É como se fosse o mestre cervejeiro. Já o sommelier é o que trabalha nos restaurantes, ele é o responsável pela elaboração da carta de vinhos, é aquele que orienta os clientes, dando informações sobre as características de cada vinho.


8 comentários:

  1. Amiga, adoro vinho..e eu estava pensando exatamente em fazer esse curso, mas com tanta prova, vou deixando, deixando..quem sabe esse ano nao sai??bjs, Leti.

    ResponderExcluir
  2. Podemos combinar então de fazermos um juntas. Eu fiz um mini-curso. Olha, é super legal. É muito gostoso e divertido. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. eu só consigo tomar uma meia taça de vinho Forçando, uma taça! Eu até gosto, mas acho enjoativo! Meu negocio eé a caipiroska hahahaha bjos

    ResponderExcluir
  4. Eu AMO vinhos, amiga! Mas a caipiroska também tem seu lugar, rs. E muitos outros drinks, uhuuu! Bora ser feliz, com vinho ou caipiroska, seja lá o que for, hahaha! Beijooos!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a dica, Izabel! Apesar de estar afastada do álcool nesses últimos tempos - por motivos maternais, rs -, sempre me aventuro em busca de um bom vinho. Shiraz é uma uva que já provei no passado e estou vibrando com a ideia de poder experimentar um vinho com boas recomendações por um preço bem acessível. Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Rô, por favor, compartilhe o que você já experimentou e gostou. É muito bom quando a gente já vai com uma indicação, né? Acho o yellow tail shiraz uma ótima opção pelo custo benefício. Super beijo!

    ResponderExcluir
  7. Já que é pra falar, então...olha, um vinho que eu tomei e recomendo,a salvo dos comumente indicados como os da "concha y toro", é o Obra-Prima. É um vinho argentino. O preço não é tão convidativo, mas, vale a pena fazer uma graça de vez em quando, rs. Optei pelo Reserva, mas para os mais "abastados" tem o Gran Reserva. Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Obra-Prima? Já anotei e já estou curiosa para degustá-lo. Assim que possível, irei adquiri-lo. Obrigada pela dica e, por favor, continue compartilhando por aqui. Beijos!

    ResponderExcluir