segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Grand Cru

Então que fomos parar no Grand Cru, meio sem querer, para um jantar deliciosíssimo. Daqueles momentos não planejados que se tornam um grata surpresa. 

O Grand Cru muda seu cardápio semanalmente. As opções do dia em que fui eram simplesmente maravilhosas. Eu fiquei muito tentada entre um que levava polvo (amo!) e o que eu pedi. Bem, não sei se o polvo estava de fato bom, só sei que a minha opção me tirou exatamente de onde eu estava e me levou diretamente à lua. Voei... que prato espetacular! Alguns pratos nos emocionam, nos tocam profundamente, nos despertam sensações inebriantes. E esse foi o caso...

Sim, a escolha feliz, que me deixou extasiada, foi um robalo com purê de banana e queijo maasdam. O robalo estava crocante por fora e macio por dentro, extremamente bem preparado. Mas, a estrela da noite foi o purê... Uau!!! Que arraso!!! Que coisa mais maravilhosa!!! Foi uma combinação perfeita, em que os dois sabores, do queijo e da banana, se entrosaram, sem querer aparecer mais que o outro, rs. Fizeram muito bonito!







Só tenho a agradecer por ter tido a oportunidade de saborear uma comidinha tão, tão, tão, tão, tão (infinitamente tão) maravilhosa!!!! Rsss.

Outro prato que pairou na mesa foi uma salada muito deliciosa e caprichada! Não tem ela no cardápio, mas é só pedir que os garçons sabem do que se trata. Leva folhas verdes, shimeji, queijo de cabra e outras coisitas mais.





E para deixar a noite refrescante, pedimos um vinho rosé, o Secret de Comptoir Côtes de Provence. Composto de Syrah, Grenache e Cinsault, é um vinho bem gostosinho. Como não tomamos tudo, o que sobrou levei para casa pra terminar de ter uma noite feliz e saborosa! Amomuitotudoisso.



O Grand Cru tem um ambiente muito agradável, em meio a uma adega, o que dá um quê meio rústico. É o lugar ideal para quando se que ter um jantar mais sofisticado ou simplesmente viver as coisas boas da vida... :)

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Elysium

O que me fez muito querer assistir ao filme Elysium, foi a tão esperada estreia de Wagner Moura em Hollywood (meu eterno Capitão Nascimento, rs). E sim, foi ele a única razão de me fazer querer assistir a esse filme. Não porque os outros atores não sejam bons, ao contrário, acho Matt Damon, Jodie Foster e Alice Braga excelentes, mas porque a história, antes mesmo de assisti-la, não me apeteceu. Mas, tenho um compromisso com o Wagner, rs. Sou uma grande admiradora desse artista que é extremamente comprometido com o seu trabalho, que não tem vaidades. Isso mesmo, ele até tem uma certa aversão a holofotes, o que é louvável nesse mundo onde todos querem ser protagonistas e aparecer a qualquer custo.






Pois bem, Elysium é uma ficção científica que, de certo modo, remete ao que vivemos atualmente sob o aspecto das desigualdades e injustiças sociais. Em 2154, a Terra está extremamente poluída e os mais ricos criam um mundo paralelo, fora da Terra, que é um verdadeiro paraíso. Enquanto isso, no Planeta Terra, vive-se uma vida miserável, a força de trabalho é explorada ao máximo e o que importa são os lucros. Nesse aspecto engajado - politicamente correto - o filme até que é interessante. Mas, no aspecto "um grande filme" deixou a desejar. É um filme de ação, que nos deixa bem apreensivos, mas, apesar do esforço grande, não nos emociona tanto. Só que, cá entre nós, meu Wagner Moura mandou muito bem!!! Ele é a estrela do filme e isso não é a mera opinião de uma fã. A crítica lá fora tem falado muito bem de sua atuação. Que orgulho desse menino!!!

Enfim, para entretenimento, o filme tá valendo...

 

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Restô no RJ: Zuka!

Dessa vez fiquei hospedada na Barra da Tijuca, em razão do Rock in Rio. Ainda não conhecia a Barra. É bacana, lembra Brasília, muitos prédios, condomínios fechados. Mas, nada se compara ao glamour e encanto de Copacabana/Ipanema/Leblon. Que saudade que me deu de andar por aquelas ruas, onde me parece que as pessoas não estão preocupadas em ter, mas apenas em ser, em viver o que há de tão belo. Algo que me parece ser tão carioca: viver o que há pra viver da melhor forma possível, aproveitando o dia, carpe diem! Por Deus, como amo essa cidade!!! 

Achei meio complicado passear/comer na Barra. Até porque é tudo distante e se resume aos shoppings. Há muitas opções, entretanto. No sábado, já que não íamos ao rock in rio, resolvemos almoçar bem, em um legal bacana. Escolhemos o Zuka no Barra Shopping.

O Zuka é um restô contemporâneo. Adoro restaurantes assim, com essa proposta diversificada. Acho excelente a ideia de se abrir o cardápio e ter as mais diversas opções: peixe, carne, massas e por aí vai! Quando se está em turma, não há nada melhor. Cada um escolhe o que quer e todos saem ganhando!

Primeiro, como o dia estava quente e podíamos nos entregar ao álcool tranquilamente (sem medo de blitz, rsss), pedimos um espumante rosé pra refrescar e abrilhantar nossa tarde: o Adolfo Lona Brut Rosé. Esse espumante nacional tem um ótimo custo-benefício!


  

Pedimos uma entrada que levava legumes grelhados, queijo gran padano (amo!), tomates assados... hummmm.... muito bom! É bom esse tipo de entrada que não rouba a cena, deixando muito apetite ainda pro principal.  (PAUSA PARA HISTÓRIAS GASTRONÔMICAS. Lembrei-me agora de um restô que fui na Bahia e pedimos como entrada minis-acarajés. Claro, quando a moqueca chegou, não tínhamos condições de comê-la de tão satisfeitos que estávamos, rssss. Não sei quem é mais sem noção: se o restaurante ao oferecer esse tipo de entrada ou se nós que a ecolhemos. kkk.)




De principal, fiz um daqueles pedidos bem felizes, que nos deixam super satisfeitos e agradecidos: atum semi-cru com tagliatelli de pupunha acompanhado de infusão de raiz forte ao leite . Uau!!! Que coisa maravilhosa, meu Deus!!! Achei incrível esse prato. Leve e extremamente saboroso. O tagliatelli de pupunha parece uma massa, só que com muito menos calorias. Hahaha! O molho de wasabi, que vem à parte, dá um toque muito especial e ele estava bem leve e discreto. De uns tempos pra cá, molhos e espumas de wasabi (raiz forte) têm caído na minha graça. O prato só não foi 100%, por conta do ponto do atum. Pro meu gosto, o atum fica melhor quando selado só na superfície mesmo, sem deixar o calor ir além, de modo que não cozinhe o interior. Mas, isso só foi um detalhezinho, que não comprometeu de sobremaneira esse prato que é o máximo.



O outro prato da mesa foi o camarão em crostas de pão com alho com risoto de limão siciliano. Um prato excelente também! Saboroso e requintado.



 E teve também o picadinho, que também fez bonito.


De sobremesa, cheesecake de frutas vermelhas. Uma delícia!

 
A Chef Ludmila Soeiro - aquela que participa do Panela de Pressão do Mais Você, nada simpática por sinal, rsss - inova e surpreende na cozinha do Zuka. Outras opções do cardápio chamaram muita minha atenção, fiquei com vontade de experimentar muita coisa ali. Quero voltar, com certeza. Tem Zuka também no Leblon. Dica ótima pra os amantes da gastronomia.