A Cozinha Mediterrânea é tão rica e tão diversificada, que é impossível fazer um breve resumo dela (foi o que percebi fazendo a minha singela pesquisa).
O Mediterrâneo inclui os seguintes países: Grécia, Itália, Espanha, Iouguslávia, França, Albânia, Egito, Líbia, Tunísia, Argélia, Marrocos, Turquia, Israel, Síria e Líbano. São muitos países, o que justifica a enorme variedade de alimentos, temperos e receitas dessa maravilhosa cozinha.
![]() |
| Países do Mediterrâneo - Parede do Dona Lenha da 413 norte |
E as ervas? Orégano, alecrim, tomilho, hortelã, louro, apenas citando algumas. Não há dúvidas de que as ervas ajudam a realçar os sabores dos alimentos, incrementado os pratos, além de perfumá-los. A cozinha mediterrânea usa e abusa delas. Um bom chefe sabe usá-las na medida certa, de modo que apenas nos faça lembrar que há algo a mais no sabor, não pode jamais ser predominante, pois corre o risco de ser um verdadeiro desastre (me senti a própria chefe de cozinha agora, hahaha!). Eu sou daquelas que quando vou preparar algum prato, saio colocando um pouquinho de cada erva (compro todas que vejo por aí), o que é um erro, pois elas não combinam com tudo. É preciso saber com qual alimento determinada erva irá combinar. (Tá bom, eu não farei mais isso!rs)
O bom dessa história toda é que temos todos esses alimentos no nosso país. Quantos de nós levamos uma dieta mediterrânea sem saber, né? Rs.
Essa introdução toda foi pra contar do restaurante que eu fui com uma amiga, o Dona Lenha, que tem uma cozinha mediterrânea. Volta e meia estou por lá. Acho o ambiente muito agradável, alegre, e a comida é bem gostosinha.
O couvert é uma delícia: queijo de cabra (deliciosissímo), azeitonas, antepasto de berinjela e de trigo com nozes. Tudo muito mediterrâneo mesmo!
Como boas meninas que somos, pedimos uma salada, a Dona Lenha, vem alface, rúcula, agrião, tomate, atum, muçarela de búfala e tomate cereja, com um molhinho bem bom.
Minha amiga foi de filé à parmegiana com fettuccine, que levava tomate cereja e manjericão. Ela gostou bastante. Eu já comi o parmegiana de lá e é muito bom mesmo. É enooorme!
Eu fui de Baby Beef (o miolo da alcatra). De acompanhamento, pedi um purê de batata baroa com alho e tomilho e ratatouille (legumes refogados, prato típico da França). O ratatouille estava ok. Então... o Baby Beef... serei justa, ele também estava ok, só que impregnado de alecrim. Eu AMO temperos, mas o alecrim... descobri que não faz meu tipo, não mesmo. No cardápio, dizia apenas: grelhado e fatiado, manteiga café de Paris. O alecrim é daqueles temperos bem insinuantes, não rolou. Que pena!
O Dona Lenha virou uma franquia e está espalhado pela nossa cidade: 413 norte, 202 sul, Gilberto Salomão, Águas Claras e não sei mais aonde, rs. Já experimentei as pizzas de lá e é uma delícia, massa fina, do jeitinho que eu gosto!
![]() |
| Ambiente agradável pro dia e pra noite também! |






Prezada Izabel, bom dia!
ResponderExcluirSou dona da franquia do Dona Lenha da 413 norte. Estava lendo alguns blogs e me deparei com o seu. Quero agradecer muito os elogios e, hoje, assim que chegar no restaurante vou repassar para minha equipe!
Nosso baby beef, vem acompanhado de manteiga cafe de Paris,, que leva alecrim e outras ervas. Mas Não era para o alecrim prevalecer, na nossa receita colocamos uma quantidade bem pequena de alecrim, justamente pq ele é forte. Eu acredito que possa ter acontecido um erro da nossa cozinha. Peço desculpas e gostaria de convida-lá a voltar ao Dona Lenha da 413 norte, junto com sua amiga, para experimentar novamente o baby beef, dessa vez, conforme os padrões D. lenha. Se preferir posso mandar a manteiga café de Paris a parte. Peco apenas que reserve uma mesa pelo meu e-mail: carolina@donalenha.com.br. Faço questão de estar presente para nos conhecermos pessoalmente. Atenciosamente, Carolina Gomide.
Olá, Carolina!!! Muito obrigada pela sua atenção. Como havia dito no blog, volta e meia dou uma passadinha no Dona Lenha e gosto muito do que vcs fazem por lá. Realmente, nesse dia não fui muito feliz com o Baby Beef, mas acontece... bom saber que a intenção é fazer com o que o alecrim seja discreto. Quero voltar a experimentá-lo sim, estava decidida a nunca mais pedi-lo novamente, rs. Um abraço!
ResponderExcluirOi Izabel, bom dia!
ExcluirEntão, o convite está de pé pra voce dar uma segunda chance pro baby beef,rs.
Aguardo a reserva de vocês!
Abraço,
Carolina 8480-9264
Carolina, muito obrigada!!! Confesso que não estou em uma fase muito tranquila, meu tempo está bem escasso. Mas, assim que possível, farei questão de visitar o Dona Lenha e registrar tudo por aqui. :)
ResponderExcluir