segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Jantar com os amigos - Ótimas dicas de comes!

Tudo é motivo para reunir os amigos, ir pra cozinha elaborar delícias, celebrar a vida etc . E sem motivo algum, também é. Aí que é melhor ainda. E esse foi o caso de, em pleno meio da semana, alguns amigos e eu nos reunirmos pra fazermos uma bagucinha muito divertida. 

O bom dessas baguncinhas é que cada um leva uma coisa, dá uma idéia, um palpite aqui e acolá, e acaba dando tudo super certo no final. Eu sou daquelas que adoro ir pra cozinha fazer acontecer. Ao contrário de uns e outros, que prefiro não revelar os nomes (kkk!), acho super divertido e prazeroso pegar receitinhas e tentar reproduzi-las ou, até mesmo, inventar, criar. Nada de ficar encomendando comidinhas, hunf!

Uma amiga sugeriu (feliz ideia!!!) de entrada um quejo brie com geléia. Que delícia!!! Super fácil e prático de fazer. Fica muito bom. Amamos de paixão! É só pegar o queijo, cubri-lo com geléia (o sabor de sua preferência - brie dá muito certo com damasco, mas usamos a de framboesa) e deixar por uns 15 minutos no forno. Depois, só servir com pãezinhos e torradinhas.

Não seja comedido na geléia, pode caprichar, essa quantidade aí foi pouca, depois colocamos mais.


Observe o queijo derretido, hummmmmmmmmmmm!!!

Não paramos por aí não. De entrada, ainda tivemos mais uma delícia. Foi entrada ou foi prato principal? Não sei definir bem, hehehe. É porque estava tão incrível e comemos tanto, tanto, que poderíamos tranquilamente ter parado nela, rsss. Alguns amigos desse encontro estiveram em alguns países da Ásia ano passado (Tailândia, Laos, Vietnã e não sei mais qual, rs) e então eles tiveram a ideia - daquelas sensacionais - de fazer uns rolinhos de papel de arroz (isso mesmo, papel de arroz). Fizemos rolinho de queijo e de primavera. Ficaram maravilhosos! Gostei demais da conta. Esse papel de arroz tem um sabor muito específico, só experimentando para saber. Muito bom! É bem fácil de fazer também. Pegue uma folhinha, molhe-a para deixá-la flexível, coloque o recheio, dobre e pronto! Usamos muçarela. Não tem que temperar nem nada. A Adriana comprou esse papel de arroz no Bairro da Liberdade em São Paulo. Se alguém souber onde encontrar por aqui, diga aí, please.





Cada um teve uma função: Sissi ficou molhando a massa; Nami colocava o recheio e dobrava os rolinhos (ela virou a enroladora oficial, rs); Adri os fritava; euzita os cortava e servia, além de tirar fotos, rs. Já outros, cujos nomes serão mantidos em sigilo (rs), ficaram na sala bebendo espumante (kkk!).

O outro foi o primavera. O recheio é cenoura, repolho, macarrão de arroz e cebola. Basta refogar com um pouco de molho shoyo. Que rolinho maravilhoso!!! Que vontade de comer muuuitos neste exato momento.




Depois de tantos rolinhos, ainda tivemos fôlego e estômago para mais uma comilança. Fomos preparar um risoto incrível de tão saboroso. Sério, eu acho esse risoto diviiiino. Ele é muito gostoso. Até porque eu curto muito essa mistura de sal com doce. Mas que risoto é esse, Izabel? Rs. É o de peito de frango defumado com chutney de banana. Amo!

Vamos à receitinha? O primeiro passo é preparar o caldo. Ele pode ser feito com o próprio frango, ou legumes, ou carne, dependendo de qual risoto será. Ou pode ser usado aquele knorr ou outros do gênero, o que for mais fácil para nossas vidas, rs. Pegue o frango, desfie-o ou corte em cubinhos e passe na manteiga. Deixe-o reservado. Refogue cebola com azeite e um pouco de alho. Depois coloque o arroz arbóreo (que não deve jamais ser lavado) para refogar também. Depois de dar uma boa refogada, fazemos a deglaçagem, que consiste em adionar um líquido, geralmente uma bebida alcóolica, para retirar o que está grudado na panela, bem como para agregar o molho e dar aquele saborzinho. Nesse risoto, usamos um espumante brut (não use bebida doce). Aproveite para sentir o aroma que irá exalar! A partir desse momento, conte 18 minutos e vá adicionando o caldo. Experimente para ver se o arroz ainda está duro. O ideal é que ele fique al dente. Chegado o ponto certo, adicione o frango e o chutney, e por último o queijo parmesão. Misture bem e voilá... está pronto!!!





Deglaçagem, fizemos com espumante brut



Esse amarelo aí é o chutney de banana, é muito gostoso, meio apimentado.


Por último, é o queijo parmesão, misture bem!

A Adri teve o cuidado de fazer uma florzinha de pele de tomate

Depois de todas essas delícias, preciso dizer que o nosso encontro foi nota 10? Não pelo comes e bebes. Como sempre digo, essa parte é muuuuuito importante e nos deixa muito felizes!!! : ))) Mas, o mais importante mesmo, e sempre será, são as pessoas que nos cercam, a alegria dentro da gente e a disposição de ser feliz!!! Tchurma, valeu!

4 comentários:

  1. Que delícia de encontro e receitas...vamos procurar por aqui esse papel de arroz, esse chutney de banana compra pronto ou faz ele na hora? Mas quem será que ficou sem fazer nada?????? Mas o que vale mesmo é a tal felicidade....ADOREI. JULIA.

    ResponderExcluir
  2. Não sei porquê minha pessoa foi citada sempre genericamente. Meu nome e de outro convidado não apareceu em momento algum. Caso isso tenha sido alguma represália, vou fingir que não percebi. Afinal, se você acha que vou ficar contrariada e não comparecer no próximo encontro, está muito enganada(kkk). Comes e bebes deliciosos e companhias agradabilíssimas, estou dentro! Mas mudando de assunto, sua crônica alimentícia-social está demais! Sua forma de escrever reporta-nos ao fato e nos faz reviver as sensações. As descrições são bastante precisas e claras. Amei. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Oi Juliete!!! O chutney pode ser comprado no supermercado. É facilmente encontrado no Pão de Açúcar. Farei justiça com meus amigos que ficaram na sala bebendo espumante, hahaha, um ficou nos servindo com a bebida e a outra foi lavar as louças no final. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Maluzita!!! Para a sociedade, Malu Medeiros de Castro (com muita pompa), kkkk! É bom demais esses encontros. Beijos!

    ResponderExcluir