Mudando a prosa desse blog, afinal, a gente não vive só de comida, rs. Comer bem é maravilhoso, é um prazer imensurável, sem dúvida. Mas, temos também muuuitas outras coisas interessantes nessa vida. E ler é uma delas. Então, depois de muitos comes e bebes, segue um post, escrito pela minha querida irmã, Ana Cláudia, sobre o livro Um Dia. Ela gostou bastante. Para quem curte um romance, acho que é uma ótima opção. Ela frisou para mim que é um livro surpreendente pela forma como é escrito.
Trata-se de um livro cuja narrativa acompanha a amizade de um casal durante 20 anos. Durante esse período, a vida de ambos sofre várias mudanças, tais como crescimento profissional, perdas, a busca de relacionamentos afetivos, bem como declínio profissional e o abuso de álcool e drogas. O instigante, nessa narrativa, é que a ascensão na vida de um se dá de forma inversamente proporcional ao declínio do outro. Nesse contexto, a amizade que nutrem serve de suporte para cada um. É certo que a amizade sustenta o amor que cada um dos dois sente pelo outro.
Na verdade, após várias tentativas fracassadas de relacionamentos amorosos, eles assumem o amor que os acompanha desde o primeiro encontro e, assim, descobrem o que era evidente: foram feitos um para o outro. Todavia, a vida os surpreende com um acontecimento que mudará suas vidas para sempre e, por mais óbvio que seja, nos ensina que a vida é uma “caixinha de surpresas”, o que, também, nos faz entender que temos que permitir a felicidade, lutando por ela, já que não temos a rédea de nossa existência.
O filme baseado nesta obra, estrelado por Anne Hathaway, é bem feito e, claro, comovente. Contudo, não se aprofunda nas situações que o livro expõe. Nessa senda, minha opinião é de que não transmite tão perfeitamente a riqueza das experiências trilhadas por cada um deles, o que nos traz tantos ensinamentos.
Por Ana Cláudia Teles


Amei o filme!!!!! Chorei mto! Não li o livro, mas é comum o filme não conseguir retratar a história como no livro...amiga, o blog merece um post da sua vitória, agora uma bacharel em direito!!! Uhuuu, bjão!!
ResponderExcluirTb acho, Si. O filme sempre deixa a desejar em relação ao livro, que é normal e coerente ser mais rico. Por agora, não terei tempo de lê-lo, até porque já tenho uns 10 para ler, rs. Mas, o filme pretendo vê-lo o quanto antes. Obrigada, amiga! Beijos!!!
ResponderExcluir