terça-feira, 27 de março de 2012

Sem Mim - o balé sempre fascinante do Grupo Corpo

Nesse último fim de semana, o Grupo Corpo deu o ar da graça em Brasília e, é claro, lá fui eu conferir, como boa amante da dança e, também, por adorar o trabalho que eles realizam. Acho incrível, sensacional, uma delícia de ser ver! Sempre que eles vêm a Brasília, faço questão de ir vê-los.

Esse grupo, com raízes em Belo Horizonte, foi criado em 1975 e tem como foco a dança contemporânea. Já fez diversas apresentações internacionalmente e recebeu a Ordem de Mérito Cultural pelo Presidente Lula em 2006. A companhia foi fundada por Paulo Pederneiras,  Pedro Pederneiras, Carmen Purri, Miriam Pederneiras, Cristina Castilho e Rodrigo Pederneiras - esse último tem sido o responsável pelas coregorafias.

Como de costume, eles apresentaram um espetáculo antigo inicialmente - o da vez foi O Corpo - e no segundo ato apresentaram o novo balé: Sem Mim. Ambos incríveis. É muito fácil reconhecer o Grupo Corpo. Para alguns, pode parecer simplista, pouco original, mas vejo como solidez, algo como: "Essa é a minha identidade". Acho confortável e seguro saber que irei ver o trabalho de sempre.





Rodrigo Pederneiras se inspirou em cantigas medievais do poeta Martin Codax. Não pense que você irá ouvir música erudita. Não! Elas foram adaptadas com viola caipira e percussão, assim todo o gingado brasileiro lhes foi acrescentado. As músicas são lindas e conta com participações de Milton Nascimento, Chico Buarque, Mônica Salmaso, Ná Ozzetti, Rita Ribeiro e Jussara Silveira. O tema das canções é o mar que leva e traz o amor e esse foi o contexto do espetáculo.




Foi utilizado como parte da cenografia um tecido transparente e brilhoso, que ficava suspenso no teto. Tem uma hora no espetáculo que esse tecido desce e um casal fica dentro dele e executa uma dança linda. Foi bem emocionante! São momentos que só a arte pode nos proporcionar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário