domingo, 15 de abril de 2012

O Centro do RJ

Passear em um centro de uma grande cidade pode parecer bizarro, mas em se tratando do Rio de Janeiro, isso não procede. Claro, são mil e uma pessoas andando pra lá e pra cá, uma correria sem fim, tumulto, violência, não podemos negar os fatos. Mas, há algo que vai muito além disso, são prédios, lugares que contam a história da cidade maravilhosa e encantam. Ainda tenho muito o que explorar no incrível centro do RJ, mas, enquanto isso, vou registrar os lugares que já fui e que acho super válido de se ir.

O Theatro Municipal (com th mesmo) é lindíssimo!!! A visita tem que ser programada, pois só tem três horários em alguns dias para visitação e, detalhe, o número de pessoas é limitado. Olha, foi uma verdadeira peleja, mas valeu o sacrifício. A visita é guiada e tem um vídeo explicativo a respeito da restauração pela qual o Theatro passou. Muito interessante! Já aprendi que uma visita a um lugar histórico ou a uma exposição fica muito mais enriquecedora quando há guias explicando o porquê de cada coisa.






O Theatro foi inaugurado em 1909 e é a única instituição cultural brasileira a manter coro, companhia de ballet e orquestra sinfônica.





Atenção para os camarotes, tudo muito clássico e lindíssimo.



Mais fotos:






Outro lugar gostoso de se visitar é o Centro Cultural Banco do Brasil. É um prédio super bonito, sempre tem alguma exposição, portanto, gosto muito de dar uma passadinha por lá.






Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro (não consegui fazer boas fotos, por isso as busquei no google, rs):









Um outro encanto do centro é a Confeitaria Colombo, com seus enormes espelhos e com todo o charme e elegância da belle epoque. Lá não é "o lugar" para se comer, mas é "o lugar" para se visitar (não se pode ter muitas pretensões gastrônomicas, o bom é sentir toda a delicadeza e encantamento do lugar). Além de ser tradicional, é um dos pontos turísticos mais visitados do Rio.  Está aí um lugar imperdível no Rio de Janeiro, seja pela sua história ou pelo beleza do ambiente. A emoção toma conta quando se desfruta a Confeitaria ao som de piano. Parece que agora só tem pianista a partir das 18 horas. Uma pena! Deveria ter o dia inteirinho. Sei também que aos sábados é servida uma feijoada, ainda não experimentei.
Lembro de ter tirado algumas fotos bem interessantes há alguns anos atrás, mas não sei onde elas estão, rs. Sendo assim, peguei as do próprio site da Confeitaria.










Quem ler esse post há de concordar comigo que o Centro do RJ é surpreendente, não é mesmo?






2 comentários:

  1. Sem sombra de dúvidas o centro do Rio tem uma aura encantadora. Sugiro à blogueira que, caso ainda não conheça a Igreja da Candelária e a Biblioteca Nacional, não deixe da visitá-las. Na Biblioteca as visitas são guiadas, já na igreja, não sei informar se existe esse serviço.
    OBS. cá entre nós, adora caminhar no comércio popular do Centro! O Saara, então, é um Oásis!
    Por conta desse último comentário, vou manter-me anônima para não "queimar meu filme" KKK

    ResponderExcluir
  2. Querida leitora, vou fingir que não sei quem você é... kkkk! Estive na Biblioteca há alguns anos atrás e a achei lindíssima. Tenho que voltar lá! Valeu pelas dicas. A Igreja da Candelária só a vejo por fora, nunca tive curiosidade de adentrá-la, o que é um absurdo. Pois da próxima vez faço questão de ir conhece-la. Saara??? Nunca ouvi falar... kkkkkkk!

    ResponderExcluir