sexta-feira, 13 de abril de 2012

Ceviche!

Meu amado Blog,

Enquanto não vem o restante dos posts do Rio, segue uma receitinha delícia de ceviche. Ah! Hoje é o dia do beijo, muitos smacs pra vc e pra todas as pessoas lindas da minha vida!!!

Como gosto de honrar quando digo que irei fazer alguma coisa (vide o post do Soho), segue o passo a passo de como elaborar um ceviche. Já expressei aqui minha paixão por essa iguaria peruana. Em uma reunião com a minha tchurma que adora se reunir para comer, beber e gargalhar, resolvemos fazer de entrada um ceviche. Alguns não conheciam e adoraram!

Patrimônio cultural do Peru, o cebiche (como é chamado por lá), é caracterizado por ser marinado no limão ou alguma outra fruta cítrica, como lima e laranja. É preciso, portanto, espremer muuuitos limões!!!





Resolvemos fazer um ceviche com leite de tigre. Pegamos a receita, fizemos algumas adaptações e mandamos ver. A receita original é essa aí:

  • 500 ml de caldo de peixe
  • 200 g de aparas de peixe
  • 1 l de suco de limão
  • 250 g de salsão picado
  • 50 g de alho
  • 40 g de gengibre picado
  • 120 g de cebola picada
  • 10 g de coentro picado
  • 10 g de pimenta dedo-de-moça picada
  • sal a gosto

 Uma das amigas havia feito peixe em casa nesse dia, então ela reservou um pouquinho do caldo pra gente fazer nosso leite de tigre. Não tínhamos aparas. Não colocamos um litro de suco de limão (é demais!!!), também não usamos salsão. Usamos o gengibre (nada em excesso), mas ele dá um toque muito especial. Sou muito fã de gengibre, amo! Abusamos do coentro. Não tínhamos pimenta dedo-de-moça, usamos a do reino mesmo. Olha, ficou muuuito bom!!! Basta colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater. E depois colocar o peixe cortado em cubos para marinar um pouco.


Usamos salmão e atum. O robalo cai muito bem, mas não encontramos, uma pena! Pode-se colocar polvo e camarão também, fica uma delícia! Olha, não é muito fácil conseguir filé de peixe fresco. Ligamos em algumas casas especializadas e só havia filé congelado. Aí não rola. Acabamos comprando no Extra e deu super certo! Sissi foi a cortadora oficial dos peixes, mandou muito bem! É bom ter uma faca específica para cortar peixe. Eu comprei o kit para sushi.









O do segundo round temperamos com o limão, um pouco de gengibre, sal, pimenta e coentro. Também ficou ótimo! Há várias receitas de ceviche, é um prato que dá pra se reinventar de vários formas, basta ter criatividade na hora de usar os temperos.








As fotos não ficaram lá essas coisas. Ceviche é super fácil de fazer e é extremamente delicioso!!! Uma brincadeira super divertida e saborosa para os encontros com os amigos.





4 comentários:

  1. Sem sombra de dúvida, o Ceviche estava divino e, decididamente, é uma ótima receita para ser executada durante uma reunião de amigos. Malu

    ResponderExcluir
  2. Querida,

    parabéns pelo blog!!! Adorei!!!!
    Vou sempre estar por aqui!
    Já adicionei aos meus favoritos! :)
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha! Vindo de você, fico muito lisonjeada. Obrigada! Beijos

      Excluir