domingo, 3 de fevereiro de 2013

Adriana Varejão - Histórias às Margens

Sabendo que eu estava no Rio de Janeiro, o amigo Lauro, que é suuuuper antenado, me deu uma dica preciosa: conferir a exposição da Adriana Varejão, que está acontecendo no Museu de Arte Mordena. Confesso, não conhecia o trabalho dela, sendo mais honesta ainda, não a conhecia. Fiz uma pesquisa rápida na internet e fiquei muito curiosa pra conhecer o seu trabalho. Como estava acompanhada de amigas que não curtem muito esse tipo de programa, lá fui eu sozinha e feliz da vida ao MAM.

Amei!!!! Que bom que eu fui... Fiquei deslumbrada com toda a obra dessa artista contemporânea, genuinamente carioca, que é um dos grandes expoentes no cenário mundial das artes plásticas. Curiosidade: Em 2011, Adriana Varejão foi a artista brasileira viva cuja obra foi vendida pelo preço mais alto. Em 2012, já teve outra artista brasileira que conseguiu essa proeza.

Apesar do apelo comercial de suas obras, essa incrível artista é altamente comprometida com a pintura e não se deixa deslumbrar com o sucesso. O título da exposição "Adriana Varejão - Histórias às Margens" tem a ver com o trabalho feito por ela ao longo de sua carreira. Adriana passeia pela história, abordando universos como o barroco, índios, mestiçagem, China etc. A carne, de forma teatralizada, e o azulejo são elementos recorrentes em sua obra.

Seu trabalho é visualmente cheio de emoção e aborda muitos conceitos. Tirei fotos de muitas obras. Já vou dizendo, as fotos não estão muito boas, mas o importante é o registro do que eu vivi e senti, rs.




















Parede com incisões à la Fontana - essa foi a obra mais bem paga para um artista brasileiro vivo (até 2011).


Exposição esplêndida!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário