Nas minhas andanças pela Livraria Cultura (por mim eu fico horas lá, numa boa, sem problema algum - quem me dera ter todo o tempo do mundo, rs), deparei-me com o seguinte livro: Nietzsche para estressados - 99 doses de filosofia para despertar a mente e combater as preocupações.
São 99 máximas de Nietzchie comentadas pelo autor do livro, Allan Percy. Gostei muito! O livro, utilizando-se da filosofia, nos dá várias orientações de comportamento, de como encarar determinadas situações e, principalmente, transmite sabedoria em como conduzir a vida.
Compartilho alguns trechos:
Nietzsche: "As pessoas nos castigam por nossas virtudes. Só perdoam sinceramente nossos erros".
Comentário: "...Quando falamos sobre um projeto promissor a uma pessoa dessas, ela logo trata de apontar falhas para nos desanimar, para que não sigamos adiante. Por esse mesmo motivo, convém ocultar nossos êxitos sempre que possível. Dessa forma poupamos sofrimento e evitamos a carga emocional negativa que poderia nos atingir".
Nietzsche: "Nossas opiniões são a pele na qual queremos ser vistos".
Comentário: "Nossos julgamentos dizem mais sobre nós mesmos do que sobre aqueles que julgamos. Cada opinião é uma gota no vasto oceano do caos e por isso podemos dizer que o homem mais sábio é aquele capaz de passar pelo mundo sem emitir qualquer juízo..."
Nietzsche: "A razão começa na cozinha".
Comentário: "...Ele vê no ato de cozinhar - de fazer pão a escolher e picar hortaliças - uma demonstração de amor por si mesmo e pelos outros. Que atividade humana tem maior transcendência que a preparação do combustível para nosso veículo vital?..." (E não é? Preparar uma comida, desfrutá-la com os amigos e família, bem como frequentar restôs pelo prazer de apreciar sabores incríveis, são atos de amor à vida. Por essa razão, os comes e bebes são um assunto forte do blog, rs).
Nietzsche: "Toda queixa contém em si uma agressão".
Comentário: "Conviver com pessoas viciadas em reclamar é um tormento, pois o desgaste mental e a negatividade desse tipo de personalidade acabam contagiando tudo ao redor. É por isso que Nietzsche se refere à queixa em si como uma agressão, tanto para quem reclama quanto para os pobres interlocutores..." (Tô fora de gente negativa, que ama reclamar... sai pra lá! Rs).
Nietzsche: "A potência intelectual de um homem se mede pelo humor que ele é capaz de manifestar".
Comentário: "Nietzsche falou várias vezes sobre a importância do humor, que considerava uma tábua de salvação para os desgostos que a vida nos oferece: "O homem sofre tão terrivelmente no mundo que se viu obrigado a inventar o riso"."... (É aquela velha história de não levar a vida tão a sério - embora eu insista em fazer isso, rs. Uma amiga minha costuma dizer que eu tenho o riso frouxo, porque eu rio por qualquer coisa, não é à toa que eu adoro um besterol).
Nietasche: "O melhor meio de ajudar pessoas muito confusas e deixá-las mais tranquilas é elogiá-las de forma veemente".
Comentário: "Qualquer idiotqa é capaz de criticar, condenar e se queixar, e a maioria faz isso muito bem". (Rá! Esse eu adorei, rsss).
Citei apenas alguns aforismos para se ter uma ideia do que esperar do livro. Todos os comentários feitos pelo autor são muito enriquecedores e nos ajudam a moldar o comportamento perante à vida e em relação às outras pessoas. Leitura super válida!!!
Fiquei com vontade de sair correndo pra comprar o meu!!! Valeu a dica! Bjo
ResponderExcluirHahaha! Pode deixar que eu irei te emprestar o meu. Beijos!
ExcluirNossa P E R F E I T O!!!
ResponderExcluirNunca tinha lido nada desse autor, mas acho que vou adorar.
coisas assim são enriquecedoras.
Lu Vasconcelos
Lu, gostei muito dos "conselhos" que ele nos passa, são verdadeiras lições de vida para lidarmos com as pessoas, bem como com as situações no nosso dia a dia. Super beijo!
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
Excluirahhh fui obrigada a roubar um dos trechos das ciataçoes e colocar no meu face rssss
ResponderExcluirLu
Eu vi!!!! Rsssss. Fico feliz que vc tenha gostado e que esses posts ajudem a acrescentar coisas boas.
Excluir