domingo, 4 de agosto de 2013

Edukators! (Perdi o fôlego...)

Um dos melhores espetáculos dos últimos tempos! Sem dúvida, está entre os melhores que já assisti. Essa incrível e impactante peça teatral é baseada no famoso e premiado filme Edukators (Alemanha, 2003). Não assisti ao filme ainda, não sei se ele surpreende tanto quanto a peça. Provavelmente. Não tenho nem palavras pra descrever o quanto a peça é instigante, reflexiva, grandiosa. Um espetáculo extremamente bem montado e envolvente! 




A peça conta a história de 2 jovens que protestam contra a sistemática do capitalismo, invadindo casas de milionários de forma pacífica, sem roubar nada, apenas mudam os móveis de lugar e deixam a seguinte mensagem: "Seus dias de fartura estão contados". A namorada de um deles, vivida pela brilhante Natália Lage, está endividada por ter batido em uma Mercedes de um milionário. Revoltada com essa situação, ela e o amigo do namorado resolvem invadir a casa desse milionário e aí começa toda a trama: os 3 jovens com o ricaço!

A peça expõe os dois pontos de vista - dos jovens que querem mudar o mundo e do milionário -, nos fazendo refletir sobre a dinâmica do capitalismo, sobre nossas escolhas frente a isso. Os diálogos são profundos, altamente reflexivos e inspiradores. Eu perdi o fôlego de tão impactada que fiquei... Emocionante... Demais!!!!!!

Além da Natália Lage, a peça conta com os atores Pablo Sanábio, Edmilson Barros e Fabrício Belsoff, todos excelentes!!! Queria muito assistir novamente de tanto que amei, pena que esse foi o último fim de semana em Brasília. Espero que eles voltem o quanto antes pra mais uma temporada.

Em tempos de manifestação, a peça, por mera coincidência com o momento vivido no Brasil, demonstra a indignação da juventude com o sistema. Fala, ainda, sobre a exploração da força de trabalho e da importância de reivindicar contra as injustiças sociais. Esse espetáculo não presta apenas um serviço à arte, mas à sociedade ao propor uma reflexão sobre as consequências vividas pelo capitalismo selvagem.

E a trilha sonora? Maravilhosa!!! Olha, essa peça é perfeita em todos os aspectos. 

O desfecho é surpreendente e nos propõe uma reflexão que pode sair do contexto coletivo e entrar pra esfera individual: "Algumas pessoas nunca mudam". Verdade e, ao mesmo tempo, triste!

Outras frases pra parar e pensar:

"Como toda boa revolução, o amor tirar as coisas de seus lugares"

"Cada coração é uma célula revolucionária"

"A liberdade possui muitos desafios e a democracia não é perfeita, mas não se pode ter que construir muros para manter as pessoas unidas"




 Fotinho minha com as amigas e os atores :) 






4 comentários:

  1. Adorei o texto, mto bem escrito, como sempre. A peça é mesmo de tirar o fôlego, sensacioanal e surpreendente. Vale a pena assistir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada, amiguxa!!! E como vale... né? Rs. Beijo grande!!!

      Excluir
  2. kkkkk o dia da filosofia!!! rs Adorei o texto tbm!

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkk! Filosofar com os atores foi tuuudo!!! Rsss. Nunca se esqueça: algumas pessoas nunca mudam! kkkkkkkkkkk! Que bom que vc gostou! :)

    ResponderExcluir