Há aquelas pessoas que não gostam de muita coisa. Não gostam de
bebidas nem de carros luxuosos. Não frequentam hotéis extravagantes
nem restaurantes onde tem o Chef mais badalado do momento. Não usam
roupas de marcas. Não ostentam nenhum luxo por menor que seja. São
integralmente simples, no mais absoluto significado que essa palavra
possa ter. São raras, mas olha que eu até conheço algumas. Coisa
engraçada de se ser. Simples. É. Nos dias de hoje, se é. São tão
simples e tão lindas.
Esse blá, blá, blá todo iniciou-se porque tenho um presente para comprar para uma dessas pessoas simples, missão difícil. Mas, meio sem querer, acabei adentrando na temática simplicidade, que não é tão simples como possa parecer. Ser simples talvez seja mais complexo que essa nossa mania de querer tudo, de achar que só é feliz se tiver isso ou quando conquistar aquilo, numa desenfreada busca sem fim de coisas que jamais nos farão verdadeiramente felizes.
Esse blá, blá, blá todo iniciou-se porque tenho um presente para comprar para uma dessas pessoas simples, missão difícil. Mas, meio sem querer, acabei adentrando na temática simplicidade, que não é tão simples como possa parecer. Ser simples talvez seja mais complexo que essa nossa mania de querer tudo, de achar que só é feliz se tiver isso ou quando conquistar aquilo, numa desenfreada busca sem fim de coisas que jamais nos farão verdadeiramente felizes.
O ato de ser simples requer muita coragem.
Requer dizer não o tempo todo para tanta coisa que querem te enfiar
goela a dentro. Significa não se contaminar nem se submeter a um
turbilhão de coisas que se passam do lado de fora. É viver com o
que a terra oferta e isso ser o suficiente.
Não há necessidade de
aparentar ser o sabe-tudo, ou o que já viajou o mundo inteiro, ou o
que morou em Paris ou Nova York. Não precisa ser o que frequenta o "restô" do momento ou o que usa peças do estilista queridinho da
estação. Não há menor necessidade de pertencimento. Esse mísero
sentimento que nós, os não simples, temos.
Ser simples é vagar por
ideias, sentimentos, mas também sem complicar muito. Não há
rompantes de paixão. A simplicidade também simplifica o amor.
Enquanto nós, os não simples, fazemos tanto drama. É. Ser simples
não é nada fácil. É por demais complexo.
Ainda continuo sem saber
o que presentear. Talvez uma flor, um livro, quando sei que o meu
sorriso seria o suficiente. Conceito difícil de aceitar, mas é simples
assim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário