Dia desses, revendo Comer, Rezar e Amar, um filme que volta e meio me pego aprendendo um pouco com ele, apesar de parecer ser puro entretenimento, despretensioso, na verdade, pelo menos, para mim, sempre traz umas reflexões interessantes. Cada vez que o vejo, é uma frase que assimilo, um novo olhar sobre a vida me é apresentado. A bola da vez foi aquela expressão italiana "Dolce far niente" que significa "a doçura de não fazer nada".
E esse fim de semana foi um belo exemplo disso. Como pode ser doce o dolce far niente...estar consigo próprio apreciando a delícia de desfrutar o ócio, no mais puro relaxamente... e a depender da companhia, pode ser mais doce ainda, além de prazeroso... até suspirei agora, se vocês pudessem me ouvir.
Quando se é uma mente inquieta, que necessita estar sempre fazendo algo produtivo, útil, não fazer nada pode trazer uma grande angústia e um imenso sentimento de culpa. Mas, dessa vez, eu me entreguei à arte de não fazer nada, saboreei cada momento, não senti necessidade de correr para um livro, naquele esquema de "pelo menos estou lendo". E isso se deu tranquilamente, suavemente, felizmente. E quando aqueles pensamentos macabros insistiam em me torturar em razão do delicioso ócio, eu os deixava ir, rindo da insensatez e da leviandade de uma mente que insiste em nos trair.
Só o vivendo para entender o quanto o ócio é importante. É aquela história, temos sempre que buscar o caminho do meio, o equilíbrio, e acabo de ter a leve sensação de já ter escrito sobre isso no blog. Mas, que seja, vale novamente a reflexão. Não dá para levar uma vida só de afazeres e obrigações. Não mesmo. Não sei nem porque esse desespero todo se nem vivos sairemos. Mais do que pelo simples prazer, não fazer nada é uma forma genuína de apreciar o presente, o hoje, sem correr deliberadamente por algo que está inalcansável, lá longe, no futuro.
Ademais, não estou aqui louvando o ócio eterno, diário, caso contrário, seria outra coisa, menos o dolce far niente. A conclusão é uma só: eu quero mais e mais praticá-lo. E que sejam regados a vinhos e a amores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário