sábado, 11 de junho de 2016

Meditando

Lá fui eu viver a experiência de um curso de meditação. Na busca por si e entrando em contato com todo esse universo da espiritualidade, em que se busca uma vida mais zen, mais tranquila, feliz, onde a paz reina, uma orientação é muito clara e comum a todos: medite, medite, medite!

Assim, não tem muita escapatória. Não por obrigação nem por imposição, mas com o intuito de querer estar bem comigo mesmo, afinal, nunca como antes estive tão consciente de que todas as respostas estão dentro de nós e seja lá o que "eles" fazem contra a gente, a verdade é que o que nos acontece tem tudo a ver consigo próprio do que com qualquer outra pessoa. Então não adianta ficar apontando o dedo não, o lance é se encarar, olhar para dentro, lidar com os dilemas e... meditar!

De alguns meses para cá, tenho buscado silenciar a minha mente, tirar uns dez minutinhos para ficar comigo mesmo. Só que essa brincadeira não é tão fácil nem tão simples como possa parecer. Vamos combinar que a postura, para quem passa o dia sentado no trabalho em frente a um computador e que quando chega em casa, fica estirado em uma cama, isto é, prática zero sobre manter a coluna ereta enquanto sentado, não é lá muito fácil, para não dizer absurdamente difícil

A verdade é que por muitas vezes, para não dizer todas, sentava naquela postura, achando-me a zen, para, em questão de minutos, para não dizer segundos, deitar-me e achar que poderia continuar meditando deitada, com os olhos fechados, sem pegar no sono. Olha que pessoa ingênua, para não dizer iludida ou, no mínimo, sem noção.

E os pensamentos? Sim, somos muito divertidos, para não dizer loucos. Impressionante nossa capacidade de mudar o pensamento e ir para assuntos os mais diferentes possíveis no mesmo segundo, se bobear. Como alguém pode estar pensando no que irá almoçar amanhã e, na mesma hora, vagar para: será que ele vai me ligar? Os assuntos se comunicam e eu que não estou conseguindo ver as conexões? Será? 

Enfim, o curso foi extremamente bem recomendado por uma amiga, e já que eu estou nessa busca de mim comigo mesma, me joguei. E fui feliz. O professor deu tantos insights sobre como "adestrar" a nossa mente, sobre como podemos melhorar nossa qualidade de vida observando os jogos que nossa mente faz, que valeu a pena demais cair da cama sábado e domingo para ir ao curso. Sem falar as dicas sobre como meditar que foram mega válidas. Hoje mesmo, ao meditar, durante 20 minutos, só mudei de posição umas 10 vezes, mexi o pescoço umas 40 e quase levantei para ir ao banheiro umas 5, ou seja, melhorei bastante. Além do mais, consegui me concentrar melhor, ter mais atenção no momento, observar o agora, praticando a meditação da atenção plena.

E assim sigo eu, fazendo de um tudo para ter uma vida leve e tranquila nesse mundinho um pouco confuso, para não dizer perturbado pra cacete. Só meditando mesmo para dar conta do recado! Não é brincadeira não, minha gente!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário