terça-feira, 1 de outubro de 2013

Restô no RJ: Zuka!

Dessa vez fiquei hospedada na Barra da Tijuca, em razão do Rock in Rio. Ainda não conhecia a Barra. É bacana, lembra Brasília, muitos prédios, condomínios fechados. Mas, nada se compara ao glamour e encanto de Copacabana/Ipanema/Leblon. Que saudade que me deu de andar por aquelas ruas, onde me parece que as pessoas não estão preocupadas em ter, mas apenas em ser, em viver o que há de tão belo. Algo que me parece ser tão carioca: viver o que há pra viver da melhor forma possível, aproveitando o dia, carpe diem! Por Deus, como amo essa cidade!!! 

Achei meio complicado passear/comer na Barra. Até porque é tudo distante e se resume aos shoppings. Há muitas opções, entretanto. No sábado, já que não íamos ao rock in rio, resolvemos almoçar bem, em um legal bacana. Escolhemos o Zuka no Barra Shopping.

O Zuka é um restô contemporâneo. Adoro restaurantes assim, com essa proposta diversificada. Acho excelente a ideia de se abrir o cardápio e ter as mais diversas opções: peixe, carne, massas e por aí vai! Quando se está em turma, não há nada melhor. Cada um escolhe o que quer e todos saem ganhando!

Primeiro, como o dia estava quente e podíamos nos entregar ao álcool tranquilamente (sem medo de blitz, rsss), pedimos um espumante rosé pra refrescar e abrilhantar nossa tarde: o Adolfo Lona Brut Rosé. Esse espumante nacional tem um ótimo custo-benefício!


  

Pedimos uma entrada que levava legumes grelhados, queijo gran padano (amo!), tomates assados... hummmm.... muito bom! É bom esse tipo de entrada que não rouba a cena, deixando muito apetite ainda pro principal.  (PAUSA PARA HISTÓRIAS GASTRONÔMICAS. Lembrei-me agora de um restô que fui na Bahia e pedimos como entrada minis-acarajés. Claro, quando a moqueca chegou, não tínhamos condições de comê-la de tão satisfeitos que estávamos, rssss. Não sei quem é mais sem noção: se o restaurante ao oferecer esse tipo de entrada ou se nós que a ecolhemos. kkk.)




De principal, fiz um daqueles pedidos bem felizes, que nos deixam super satisfeitos e agradecidos: atum semi-cru com tagliatelli de pupunha acompanhado de infusão de raiz forte ao leite . Uau!!! Que coisa maravilhosa, meu Deus!!! Achei incrível esse prato. Leve e extremamente saboroso. O tagliatelli de pupunha parece uma massa, só que com muito menos calorias. Hahaha! O molho de wasabi, que vem à parte, dá um toque muito especial e ele estava bem leve e discreto. De uns tempos pra cá, molhos e espumas de wasabi (raiz forte) têm caído na minha graça. O prato só não foi 100%, por conta do ponto do atum. Pro meu gosto, o atum fica melhor quando selado só na superfície mesmo, sem deixar o calor ir além, de modo que não cozinhe o interior. Mas, isso só foi um detalhezinho, que não comprometeu de sobremaneira esse prato que é o máximo.



O outro prato da mesa foi o camarão em crostas de pão com alho com risoto de limão siciliano. Um prato excelente também! Saboroso e requintado.



 E teve também o picadinho, que também fez bonito.


De sobremesa, cheesecake de frutas vermelhas. Uma delícia!

 
A Chef Ludmila Soeiro - aquela que participa do Panela de Pressão do Mais Você, nada simpática por sinal, rsss - inova e surpreende na cozinha do Zuka. Outras opções do cardápio chamaram muita minha atenção, fiquei com vontade de experimentar muita coisa ali. Quero voltar, com certeza. Tem Zuka também no Leblon. Dica ótima pra os amantes da gastronomia.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário