Hoje, o assunto do post será sobre Direito Constitucional... Kkkkkk! Não é bem assim, mas tem um pouco a ver.
Já que minha priminha está trabalhando como Mediadora nessa exposição, aproveitei pra ir visitá-la e dar uma conferida no que está rolando por lá.
O Império em Brasília - 190 anos da Assembleia Constituinte de 1823 conta um pouco a história do Império e da primeira representação política em nível nacional a funcionar no país, que foi instalada em 3 de maio de 1823 como Assembleia Geral, Constituinte e Legislativa do Império do Brasil. Só que o Imperador D. Pedro I a dissolveu com 6 meses de funcionamento. Mas, tá valendo... ela foi a primeira! Rs.
Segue uma explicação dessa época que é muito importante pra história do nosso país: "D. Pedro I dissolveu a Assembleia em 12 de novembro de 1823, com uso de força militar, depois do acirramento das discussões em torno de um projeto de lei sobre a liberdade de imprensa. E a Constituinte tinha apenas seis meses de funcionamento. Os deputados reagiram, em vão, à violência do imperador, no evento que passou à história como a "Noite da Agonia". No entanto, a dissolução da Assembleia Constituinte pelo imperador não reduziu sua importância. Ela representou um marco na história política e constitucional do país e o primeiro espaço de representação parlamentar".
Com a dissolução da Assembleia Constituinte, a primeira Constituição Federal do Brasil, de 1824, foi outorgada, isto é, sem participação popular.
A exposição conta esse período por meio de textos, obras de artes, objetos decorativos etc. Segue um pouquinho do que capturei por lá:
| Olha aí a carinha da nossa primeira Constituição. Fofa, né? Rsss. |
| Objetos da Princesa Isabel. A sombrinha foi feita com rubis. Linda e delicada. Afinal, estamos falando da nobreza, rs. |
Minha prima, ótima mediadora (sabe tudo! rs), me passou muitas outras informações, das quais não me recordo com muita precisão, rs. Mas, uma me lembro bem: o verde e o amarelo da nossa bandeira não são em razão da mata e do ouro, como muitos acham, mas porque essas cores faziam parte do brasão da família Bragança. Hum! Bom saber, né? Ah! E tem outra muito legal também: A Princesa Isabel fez questão de trazer pesquisadores de Portugal para estudar sobre a botânica brasileira. Trouxe também pessoas pra registrar por meio da pintura o povo. Na exposição, há alguns quadros retratando a forma de viver da população, bem como os negros. E, por meio dos quadros, é possível perceber a diferença física entre os negros: uns baixos, outros bem mais altos, dentre outras características. Isso porque eles eram trazidos de países diferentes, em que não era falado o mesmo idioma, justamente para que não se juntassem e se rebelassem.
A exposição acontece no Salão Negro do Congresso Nacional, até o dia 20 de outubro.
A exposição acontece no Salão Negro do Congresso Nacional, até o dia 20 de outubro.
É muito bom conhecer um pouco mais sobre a história do nosso país! :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário