sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Receitinhas para a ceia do reveillon: espaghetti com bacalhau e tender!

Comer bem é um dos grandes prazeres da vida! Qualquer encontro, confraternização, comemoração que se faça, a comida é um item de preocupação. O que agrada? O que devo servir? Para qual lugar ir? É um item de preocupação, mas também de muito prazer e satisfação. O mais importante é o sabor, nem tanto a sofisticação dos ingredientes ou a dificuldade na elaboração de um prato. Claro, a matéria prima, a elaboração, tudo isso agrega. Mas, o importante mesmo é ser feliz na hora de saborear um prato. É ter aquele prazer enorme de estar saboreando algo simplesmente delicioso, incrível, aquela sensação de "Ai meu Deus, como é bom viver!". Ou como dizem: "isso desceu dos céus!". Pois é, o mundo gastronômico muito me encanta. Além de adorar conhecer os restôs da vida, também adoro brincar na cozinha. Assim, sem pretensão alguma. Como está no título do blog, tudo que faço e falo é realmente despretensioso, sem maiores técnicas, sem grandes estudos. É simplesmente algo do que vivo, do que acontece na prática, nos nossos lares, no nosso dia-a-dia. Como deve ser e o que realmente importa: simples!
Portanto, nesse fim de ano, fui brincar na cozinha e até que deu certo a brincadeira! Vamos lá...

Spaghetti com bacalhau:
Ingredientes: spaghetti (de preferência, o barilla. Assim, tá valendo qualquer um, mas o barilla é realmente maravilhoso, é mais caro, mas vale a pena... a consistência da massa é outra coisa); bacalhau desfiado; pimentão amarelo e vermelho; tomate; cebola; alho; azeitona preta; muuuito azeite.


Acho que todos devem saber, mas nunca é demais dizer que é importante dessalgar o bacalhau. Mesmo trocando várias vezes a água, fazendo de tudo pra tirar o sal, sempre fica um pouquinho... daí porque nunca acrescento sal durante o preparo do prato, os temperos ficam por conta do alho, cebola e pimenta do reino branca. O primeiro é passo é colocar a cebola e o alho e deixá-los refogar um pouco.



Depois, acrescente o tomate, deixe-o refogar bastante. Em seguida, coloque os pimentões e o bacalhau. O azeite entra nessa hora. Não seja moderado. Capriche pra valer! O azeite faz toda a diferença no sabor, não economize, pode exagerar! Deixe cozinhar um pouco, coloque a azeitona, e depois misture o spaghetti. Sério mesmo, esse prato agrada em cheio. E tudo a ver com a ceia pro reveillon!


Missão Tender! Pois bem, em um desses almoços de confraternização de fim de ano, fiquei responsável pelo Tender. Aparentemente simples, mas para mim que nunca tinha feito, foi meio que trabalhoso (que nada!), rsss. Fiquei pesquisando mil e uma receitas. O fato é que preparar um tender é bem simples mesmo, não dá pra inventar muito não.
Ingredientes: tender; cravo; mostarda; molho shoyo; laranja; frutas para enfeitar o prato.


O molho: faça um suco de laranja, depois misture o molho shoyo e a mostarda. Pegue o tender e faça uns cortes em forma de losango, para colocar os cravos. Jogue o molho por cima do tender. Cubra-o com papela alumínio e deixe assar por uns 40 minutos. Depois retire o papel alumínio e deixe assar por mais meia hora. Uma vez pronto, chegou a horar de decorar o prato. A apresentação de um prato é fundamental! Abre o apetite!


Para decorar o prato, usei damasco, cereja, ameixa e abacaxi. Mas, o bom da culinária é usar a criatividade. Então, decore como quiser e como bem entender!




Então, é isso! Pra quem for passar o reveillon em casa, ao lado da família (uma bela forma de passagem de ano), estão aí algumas receitinhas para a ceia.

2 comentários:

  1. Nossa, olhar essas comidinhas todas me deu água na boca! humm

    ResponderExcluir
  2. Pois é, temos que organizar um dia desses uma brincadeira na cozinha, rs.

    ResponderExcluir