A exposição com alguns quadros do pintor italiano Caravaggio, que viveu no século XVI, veio até Brasília, ficou por um curto período, e lá fui eu conferir. Como estou numa fase meio louca da vida, não tinha planos de ir, embora a curiosidade e o desejo por tais assuntos sejam sempre uma constante. Mas, ao comentar com uma amiga sobre a exposição, ela que já tinha visto algumas obras dele em Londres, falou que era obrigatória a ida. Então tá, vamos, né? Rs.
Ainda bem que eu fui! Acordei super cedo no feriado do dia 12 de outubro, após ter dormido somente duas horas, por conta do show do Alceu Valença (amo!), para ir conferir as obras desse gênio que é considerado o artista dos artistas. A exposição atraiu muitas pessoas e as filas estavam quilométricas. Nossa intenção era chegar cedo pra não esperarmos muito. Deu certo! Esperamos um pouquinho só. Parabéns à organização, havia à disposição dos curiosos (rs) água e cadeira enquanto esperávamos. Depois que saímos, a fila estava dando voltas e mais voltas. Muito legal o interesse das pessoas pela arte.
| Medusa - essa foi a obra que mais me fascinou |
Pois bem, sobre as obras. Caravaggio é famoso por utilizar-se da técnica claro-escuro. Suas obras são de um realismo impressionante, o que faz com alguns digam que elas - as obras - antecederam à fotografia. De fato! É muito real, verdadeiro, como se estivéssemos diante de uma foto. Além do mais, seus quadros possuem uma forte carga dramática, como se nos contasse uma história. Pois veja se não é:
![]() |
| São Jerônimo que escreve |
Veja esse trecho da Revista Bravo que publicou uma matéria especial sobre ele, em que é possível compreender um pouco desse genioso artista: "O realismo e a teatralidade de suas telas, contraditórios e complementares, expressados no vigor de seu claro-escuro, confundem-se com sua turbulenta vida pessoal, caracterizada por violência e impulsividade. Arruaceiro, excessivo, Caravaggio amargou muitas prisões e, em 1606, tornou-se um fugitivo, condenado à pena capital após ter ferido de morte com uma espada o nobre Ranuccio Tomassoni, em uma disputa por causa de um jogo".
Super valeu conferir a exposição!
Intocáveis
Mesmo estando em busca de alguns objetivos, abrindo mão de algumas coisas que gosto muito de fazer, acho fundamental vez ou outra me proporcionar momentos que me são caros. E ir ao cinema é um deles! Alguns amigos haviam me falado muito bem dessa produção francesa, que está fazendo o maior sucesso no mundo todo. Daí que eu quis muito assisti-lo. E adivinhem? Lá fui eu!!! Rsss.
Intocáveis é o tipo de filme que me faz lembrar o porquê de eu tanto amar a sétima arte. Divertido, delicioso de se ver! Baseado em uma história real, ele nos conta a história do Driss, um africano que mora em Paris, que vive à margem da sociedade, cometendo um crime aqui outro acolá, e que vai trabalhar para o tetraplégico Philippe, um homem riquíssimo, extremamante culto. Desse encontro, há uma troca do universo de ambos. Momentos hilários e emocionantes fazem desse filme uma produção ímpar, o tipo do filme que não se quer que acabe. Imperdível!


Hello! I just wanted to take the time to make a comment and say I have really enjoyed reading your blog. Thanks for all your work. From Harry
ResponderExcluirThanks!!! :)
ResponderExcluir